header top bar

section content

Em São José de Piranhas, supermercados terão horário reduzido e comércio fechado devido avanço da Covid

O Centro Municipal de Referência da Covid-19 trata apenas dos casos leves da doença, pessoas com sintomas mais graves são transferidas para Cajazeiras, que está com 100% do leitos de UTI ocupados.

Por Juliana Santos

16/02/2021 às 20h10

A prefeitura de São José de Piranhas, no Sertão paraibano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde decretou nesta terça-feira (16), até 1º de março, o fechamento do comércio, bares, restaurantes, academia entre outros segmentos que possa ter aglomeração de pessoas. A medida é para conter o avanço de contaminação da Covid-19 no município.

De acordo com a secretária de saúde, Neuma Cavalcanti, a decisão foi tomada, após uma reunião do Comitê de Crise, onde foi exposta a situação de como o município se encontra já que houve um aumento considerável dos casos.

Em São José de Piranhas está em funcionamento o Centro Municipal de Referência da Covid-19, mas que apenas trata e dar orientações às pessoas com casos leves da doença. Os casos mais graves são transferidos para outras unidades como o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), uma das referências da região para o tratamento de pessoas com coronavírus.

VEJA TAMBÉM

Hospital Regional de Cajazeiras está com 100% dos leitos de UTI ocupados por pacientes com coronavírus

O que se tornou ainda mais preocupante, pois o HRC está com os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 100% ocupados. Já a enfermaria está em 73% de ocupação.

Neuma Cavalcanti pediu para que as pessoas obedeçam as novas medidas, pois não adianta os hospitais apenas atenderem as pessoas, mas deve ser evitada da transmissão. “Peço que todos fiquem em casa, pois os casos de Covid-19 estão crescentes e não adianta a saúde está trabalhando fazendo tudo que é possível para evitar a Covid, se a população não fizer sua parte”, frisou a secretária.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da cidade de São José de Piranhas, entre essa segunda e terça-feira (16), foram confirmados 17 casos na cidade. Desde o início da pandemia da Covid-19 já foram confirmados no município 1.046 casos e 20 óbitos pela doença.

Novo decreto

O documento trouxe uma série de medidas como fechamento de todo o comércio e outros segmentos como restaurantes, academias, parques, além de salões de beleza, consultórios odontológicos, exceto casos de urgência.

Os estabelecimentos que podem continuar funcionando são os supermercados, lojas de ração, revendedores de água e gás, postos de combustíveis, farmácias, serviços funerários e de mecânica. Também podem funcionar os serviços de saúde como consultórios e clínicas.

Deve ser fornecido material de higienização. (Foto: br.freepik.com)

Uma grande mudança foi no horário de funcionamento dos supermercados que ficou reduzido podendo apenas abrir ao público entre 07h às 13h. Já os restaurantes, lanchonete e similares podem funcionar até às 22h apenas com serviço de entrega ou retirada.

As lojas de material de construção também podem funcionar de 07h às 13h apenas com serviço de entrega ou retirada. A comercialização de bebidas alcoólicas também foi proibido.

Outro setor que será impedido de funcionar para evitar a propagação da Covid-19 será o transporte intermunicipal por meio de táxis e mototáxis e congêneres.

Confira o decreto na íntegra. NOVO DECRETO CORONAVIRUS

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: