header top bar

section content

VÍDEO: Professora de Odontologia explica como cuidar dos dentes das crianças e dos malefícios da chupeta

Clarissa Drumond diz que é fundamental a odontopediatria desde o período gestacional, através de um pré-natal odontológico em ação conjunta com o obstetra, ginecologista e profissionais de enfermagem

Por Moisés Conrado com Welson Batista

18/06/2022 às 15h47 • atualizado em 18/06/2022 às 15h55

A professora e coordenadora do curso de odontologia do Centro Universitário Santa Maria (UNISM), antiga Faculdade Santa Maria, participou do programa Diário News da TV Diário do Sertão e falou acerca dos cuidados necessários para com os dentes das crianças e dos malefícios trazidos pela chupeta.

A odontopediatria, como assim é chamada, se inicia desde o período gestacional, através de um pré-natal odontológico em ação conjunta com o obstetra, ginecologista e profissionais de enfermagem que trabalham com essa grávida, para um levantamento preciso da saúde bucal da mãe, chegando a acometer também a criança. Após o nascimento da criança, existe uma avaliação que pode ser iniciada a partir da erupção [surgimento] do primeiro dentinho.

“Esses neonatais e natais que erupciona ao nascimento da criança, a gente tem que ter uma maior atenção porque dependendo do dente ele pode vir com mobilidade. Então se vier com mobilidade é preocupante porque o bebê ao amamentar pode engolir esse dentinho e pode engasgar”, frisou.

Além dos danos que podem ser causados devido as pastas dentais e a má escovação bucal dessas crianças a professora adverte também sobre o uso das chupetas, que é bastante ligada a questões emocionais da criança. A indicação é que o ideal para a criança é o aleitamento materno até os seis meses de idade, pois os movimentos de sucção favorecem o desenvolvimento da face, diminuindo as chances de problemas ortodônticos.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: