header top bar

section content

VÍDEO: Representantes da ASTICAS de Cajazeiras falam dos benefícios das práticas holísticas para a saúde

Francisca Lourenço e Cecília Gomes explicaram como conheceram as terapias complementares e destacaram os benefícios das práticas holísticas

Por Priscila Tavares

08/06/2023 às 18h02

O programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, recebeu Francisca Lourenço e Cecília Gomes, representantes da ASTICAS (Articulação em Saúde e Terapias Integrativas e Complementares) de Cajazeiras que falaram sobre os benefícios das práticas holísticas para a saúde.

Francisca contou que seu contato com as terapias complementares aconteceu enquanto fazia um tratamento de saúde.

“Eu conheci o Reiki no momento em que eu estava numa fase delicada, porque eu passava por um processo de câncer e comecei a receber o Reiki no Hospital Laureano. Eu comecei receber sessão de Reiki antes da quimioterapia e o resultado, para mim, foi muito gratificante porque eu tomava a quimioterapia 9 [horas] da manhã e viajava no fim da tarde, início da noite para o Sertão e só ia ter reação no dia seguinte”, disse Francisca.

A partir do tratamento, Francisca decidiu fazer a formação na terapia e hoje é Mestra em Reiki, além de trabalhar com constelação familiar, massoterapia, reflexologia podal, cone hindu, radiestesista, entre outros.

Francisca Lourenço e Cecília Gomes, representantes da ASTICAS de Cajazeiras (Foto: TVDS)

Já Cecília Gomes, teve seu primeiro contato com as terapias através de Francisca e foi em busca de formação.

“O primeiro curso que fiz foi de Barra de Access. Eu conheci a Barra de Access quando estava no mestrado, era um momento bem crítico, de muita tensão, de muita cobrança e ajudou muito. Barra de Access são 32 pontos que consiste na nossa cabeça, então tem toque. São toques suaves em pontos específicos na cabeça que uma vez tocados alivia o estresse, melhora a concentração, libera pensamentos repetitivos, traumas, uma série de fatores”, explicou Cecília.

Ela falou que as práticas holísticas não tem ligação alguma com religiões, que é um processo de cuidado do indivíduo.

“É um processo que a gente chama de ‘cuidado de si’. É um processo de você se conhecer, de você olhar para as suas dores, de você olhar para você. É um processo de auto conhecimento, de auto cuidado na verdade. O auto cuidado ele difere do auto conhecimento. O auto cuidado é quando você olha para você e trabalha questões para viver melhor com você e com o outro”,  afirmou.

Recursos Federais para práticas integrativas

Francisca falou que existe um recurso Federal destinado paras as práticas integrativas, mas que os municípios precisam de uma lei própria para regulamentar essa verba.

“A Articulação ela tem duas vertentes de trabalho. Ela tem os atendimentos, mas ela também tem a intervenção sociopolítica. A gente sabe que as PICS [Práticas Integrativas Complementares] existem, tem recurso do Ministério da Saúde e os municípios não colocam em prática porque não tem uma lei municipal de regulamentação”, informou a terapeuta.

Ela contou também que Aparecida, na região de Sousa, é a única cidade a aprovar a lei de regulamentação e que o município de Sousa, em parceria com o IFPB, aprovou uma ‘Farmácia Viva’, mas que a verba está para nos cofres públicos.

“Esse recurso está nos cofres do município desde 2020. Foi aprovado em 2020 e devido a pandemia não foi colocado em prática. No dia primeiro de junho nós temos uma reunião com a secretária de Saúde, onde a paróquia Santana está convocando, porque o projeto foi construído em conjunto com a Pastoral da Saúde, IFPB de Sousa e Secretaria de Saúde”, afirmou.

Demonstração ao vivo

Durante o programa a terapeuta fez uma demonstração ao vivo de radiestesia. Francisca explicou sobre os 7 chacras e o que cada um representa. Durante a demonstração a terapeuta avaliou pontos energéticos desalinhados que estavam bloqueados, e através do Reiki realinhou.

“O radiestesista, na verdade, ele tem que ter uma prática de meditação diária para que a mente dele não possa interferir no processo”, informou.

“Numa sessão completa a gente vê a parte energética, mental, espiritual e física. Eu costumo dizer que todo ser humano precisa se cuidar, a prevenção ainda é a melhor solução. Essa é uma das práticas que a gente chama de anamnese. Você olhas as áreas da vida, percebe onde está os seus obstáculos e para cada área tem uma terapia própria”, completou Francisca.

Serviço

Você pode acompanhar o trabalho Articulação em Saúde e Terapias Integrativas e Complementares de Cajazeiras através do instagram @asticasterapias.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: