header top bar

section content

VÍDEO: Presidente da Associação Movimentes explica consequências dos fogos com estampido em pessoas com TEA

Juliana Vieira destaca que a associação foi criada a partir da necessidade de pais de crianças autistas e atua há mais de 1 ano na cidade de Sousa

Por Priscila Tavares

20/06/2023 às 19h59

Com o período junino o céu fica colorido com os fogos de artifícios, mas o barulho produzido por esses fogos prejudicam diversas crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A nossa reportagem conversou com Juliana Vieira, presidente Movementes na cidade de Sousa que explicou como funciona a associação.

“É uma associação que foi idealizada a partir da necessidade de pais de crianças autistas, com relação a inclusão, a necessidades básicas, inclusão escolar, planos de saúde, como a parte dos fogos de artifícios, lutas pelos direitos, inclusão na sociedade, dentre tantos outros”, disse.

A associação tem 1 e meio de atuação e a presidente falou, que apesar de pouco tempo de existência já conquistaram grandes feitos, como uma sede própria e acesso a terapias doadas por terapeutas da cidade.

Em relação aos fogos de artifícios, Juliana pontua que aqueles com grandes impactos atingem diretamente pessoas com TEA.

“O grande incômodo para crianças com TEA são os fogos de estampido, que são os fogos que fazem barulho. Os de efeito visual não fazem tanto efeito, principalmente porque você consegue bloqueá-los, já os de estampido, você não consegue ter previsibilidade, você não consegue bloquear tanto, devido alguns serem tão alto”, esclareceu.

Ela explicou que os decibéis dos fogos de artifícios para um autista, que tem disfunção sensorial, é maior do quê o efeito dos ruídos de uma turbina de avião. Juliana destacou ainda a luta para a proibição desses fogos.

“As consequências dessas bombas são terríveis. Tem crianças que são mais graves, elas tem convulsões, tem crises que duram dias, elas regridem o tratamento. Nós entendemos também, que existem pais de família que sobrevivem da venda desses fogos, nós não queremos tirar isso dessas famílias, nós queremos pelos menos uma adaptação disso tudo. Porque é um conjunto de pessoas que estão sofrendo com todo esse barulho, com tudo isso”, disse.

O Movimentes fica localizado no centro administrativo, onde funcionava a antiga Casa da Cidadania próximo a Escola Estadual na cidade de Sousa.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: