header top bar

section content

VÍDEO: Com calos nos pés, romeiros do Padre Cícero andam 550km do Rio Grande do Norte a Juazeiro no Ceará

O grupo saiu de Lagoa Salgada no RN no dia 30 de junho e seguem à pé para a cidade onde está a estátua do santo nordestino, na Colina do Horto em Juazeiro do Norte

Por Priscila Tavares

14/07/2023 às 19h15 • atualizado em 14/07/2023 às 19h17

Fé e penitência resumem o que um grupo de romeiros, com três mulheres e 10 homens estão vivenciando. Eles são devotos do padre Cícero Romão Batista e saíram, à pé, da cidade de Lagoa Salgada no Rio Grande do Norte com destino à cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará.

O grupo enfrenta mais de 550 quilômetros de estrada, passando pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba até chegar no Ceará, onde poderão rezar aos pés da estátua do santo nordestino, na Colina do Horto em Juazeiro do Norte.

Eles saíram do município potiguar no dia 30 de junho. Nesta semana, os romeiros passaram nas cidades de Cajazeiras e Cachoeira dos Índios e nossa equipe de reportagem acompanhou a caminhada.

Naldo Mesquita conta que já são 44 anos que participa desse ato de fé. Os desafios são grandes. É preciso cuidado nas rodovias e atenção com a saúde porque ao longo de 17 dias de caminhada, muitos são os calos que surgem no dia-a-dia.

Calos que marcam a penitência dos romeiros do RN (Foto: TVDS)

“35 viagens com essa, à pé. Comecei em 78. Na época Cachoeirinha era Catingueira, Aparecida era o Canto e eu estou por aqui passando em cidades já com nomes bem diferentes. Os desafio que a gente encontra é muito cuidado com os carros. O pessoal que não tem costume de andar, a gente que vive no roçado não, mas quem não é do roçado enche o pé de calo e sofre muito”, disse o romeiro.

A chegada dos romeiros em Juazeiro do Norte está prevista para acontecer no dia 17 de julho. Jaime Paulino, 34 anos relata uma graça alcançada pela intercessão do Santo de Juazeiro.

“Eu peguei o germe do gato e peguei um AVC. Passei 22 dias no hospital. Eu fiz uma promessa para ir ver o Padre Cícero e vou chagar lá se Deus quiser, em nome de Jesus. Se existir milagre esse foi um na minha vida. Tenha fé em Deus, tenha fé no padre Cícero que ele resolve tudo, ele é solução de nós todos”, enfatizou Jaime.

O processo de beatificação de padre Cícero Romão Batista na igreja católica foi autorizado pelo Vaticano em 2022. Em 2015, o Vaticano reconciliou o padre Cícero Romão Batista com a igreja católica. Com a reconciliação, não havia mais impeditivos para a abertura do processo de beatificação do “santo popular”. O Vaticano avalia relatos de milagres, graças e atos que possam dar status de beato a Padre Cícero.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: