header top bar

section content

VÍDEO: Léa Silva conta detalhes de sua vida e é surpreendida com homenagens no Interview Personalidades

A vereadora é uma das personalidades mais conhecidas na cidade de Cajazeiras. Léa relembrou momentos marcantes da sua infância, em São José de Piranhas

Por Priscila Tavares

24/08/2023 às 11h48 • atualizado em 24/08/2023 às 11h50

O Interview Personalidades recebeu a vereadora Léa Silva que falou da sua trajetória, relembrou da infância e recebeu diversas homenagens de amigos e familiares.

Léa Silva é uma das personalidades mais conhecidas na cidade de Cajazeiras. Ela já cumpriu nove mandatos como vereadora, foi secretária de Estado e secretária municipal.

Natural de São José de Piranhas, a vereadora relembrou a infância difícil que enfrentou com a família e contou da época em que vendia água em um jumento com o irmão. Na entrevista, Léa revelou um grande sonho que tinha na infância.

“Primeiro era construir uma casa que não tivesse goteiras, porque eu tomei muito banho de goteira. Era uma casa de taipa, ora a chuva derrubava a parede, outra as águas vinham pelas telhas quebradas para nossas redes. Esse foi meu grande sonho”, afirmou.

Vereadora Léa Silva (Foto: TVDS)

Por ser a irmã mais velha, Léa começou a assumir responsabilidades ainda muito jovem.

“Minha mãe era a lavadeira e passadeira da cidade. Então, na hora que minha mãe saia para lavar roupa eu já tinha que ficar cuidando do almoço, do jantar, as coisas não eram como hoje, pré prontas, a gente tinha que pisar o arroz, moer o milho para fazer o cuscuz, torrar o grão do café”, contou.

Além de ajudar a cuidar da casa e dos irmãos, a vereadora disse que trabalhou como doméstica. Ela contou que foi estudar em uma escola particular, mas como a família não tinha condições de pagar a mensalidade, ela trabalhava em troca do estudo. “Eu estudava um expediente na escola e trabalhava no segundo expediente, lavando e limpando os banheiros”.

Ela relembrou também, a primeira vez que subiu em um palanque, ainda na escola. Segundo ela, foi para substituir uma colega. “Eu subi em um caminhão, de farda e a gente fez a primeira fala pública em cima de um palanque”.

A vereadora disse que nunca havia pensado em entrar para política partidária, mas que sempre foi um defensora da política social, que desde pequena se preocupou com o respeito, a justiça e o acolhimento.

“Eu sempre fui muito aguerrida nesse sentido, eu sempre fui de partilhar. Mesmo nas maiores dificuldades das nossas vidas, na hora da falta de comida. Mesmo as escondidas, porque tudo era tão pouco, eu ainda tinha duas ou três que eu tinha o cuidado de esconder um pouquinho da comida para doar”.

Vereadora Léa Silva (Foto: Arquivo Pessoal)

Léa afirmou que seu sonho era ser médica, mas não deu certo. Ela fez o pedagógico, se formou em Letras e trabalhou por alguns anos na educação pública da cidade.

“Nesse meio tempo foi quando fui convidada a trabalhar como cabo eleitoral de Epitácio Leite Rolim, via Edme Tavares. Passando essa situação, aí eu já estava professora do colégio Estadual e fui para lá a convite da amiga querida do meu coração, professora Lúcia Nascimento”, disse.

Durante sua trajetória de vida, a vereadora teve algumas perdas que lhe causaram muitas dores, como a morte de dois irmão, da mãe e de um filho.

“Minha mãe, além de ter sido muito guerreira, muito plena em nossa vida, porque ela foi pai e mãe. Muito independente, muito encorajada, muito forte. A gente tinha uma relação muito boa, a gente compartilhou, desde eu criança, uma luta muito grande, ela era muito cuidadosa. Nos últimos tempos minha mãe se tornou umas das minhas grandes saudades, mas estou tendo muitas dificuldades para superar aquele cuidado, literalmente diário”, disse Léa.

“Isso é insuperável, porque minha mãe eu cuidei, vi ela lutar pela vida, mas meu filho me surpreendeu indo embora sem se despedir de mim. Bosquinho fazia minha família crescer todos os dias”, completou emocionada.

Durante a entrevista Léa recebeu homenagens de amigos e familiares que destacaram a importância e o amor que ela representa em suas vidas. O amigo Essuélio Moraes, os sobrinhos Ronaldo Silva, Israel Júnior, Ailton Júnior, Léa Maria, Larissa Mayara, as irmãs Wládima e Tena, o filho Reinaldo Jálder e os netos Rian Jálder e Reinaldo Filho.

Ao final da entrevista, ela foi surpreendida pela presença da nora Amanda Jálder e o neto Rian Jálder, nos estúdios da TV Diário do Sertão, com uma linda homenagem.

Amanda Jálder, Rian Jálder e Léa SIlva (Foto: TVDS)

Diário News

O Programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h.

Para assistir, basta acessar o site oficial: redediario.tv ou através dos seguintes canais e plataformas:

– Local: Canal 03 – Netline HDTV

– YouTube: youtube.com/tvdiariodosertao

– Facebook: facebook.com/diariodosertao 

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: