header top bar

section content

VÍDEO: Psicóloga explica quem deve pagar a conta num encontro: o homem ou a mulher?

Rosângela Macedo desmistifica alguns tabus em relação a quem deve pagar a conta e traz um recorte histórico sobre o assunto

Por Priscila Tavares

23/10/2023 às 19h09 • atualizado em 23/10/2023 às 23h30

A psicóloga Rosângela Macedo, em sua coluna semanal ‘Mulher Plena’, no programa Diário News quebrou tabus sobre a discussão de quem deve pagar a conta num encontro, se é o homem ou a mulher.

Rosângela iniciou trazendo um recorte histórico e uma contextualização para entender porque há a premissa de que o homem tem que pagar a conta.

“A mulher sempre esteve para a cultura, sempre o debate sobre a mulher foi o corpo. O homem sempre a dominação e o controle sobre o corpo feminino. Isso é histórico, cultural, todas as mulheres vivem ainda, infelizmente, e viveram isso. Então, o corpo nunca nos pertenceu”, disse.

Ela pontua sobre o movimento feminista que vem lutando pela liberdade feminina, para que a mulher saia dessa visão de produto que serve ao homem.

“A história de homens pagarem a conta para as mulheres vem de um exercício de dominação e controle, onde mulheres não trabalhavam ou ganhavam menos, então eles pagavam a conta. Isso veio muito revestido de um cavalheirismo. O cavalheirismo, nada mais é, do que uma forma sofisticada de domínio do masculino sobre o feminino”, afirmou.

Rosângela ressalta que essa visão é um recorte cultural da sociedade e que o histórico desse comportamento vem da dominação e controle. Ela fala ainda, sobre a posição da mulher dentro das relações na sociedade e como ela fica no lugar de ‘produto’.

A psicóloga também trás o fato de alguns discursos colocarem em pauta os gatos da mulher antes do encontro, como maquiagem, roupas, depilação, entre outros.

“Você mulher, que está com esse discurso, você está nesse lugar de produto ainda, ou seja, de ser consumida pelo homem. Coloca isso num outro contexto: você mulher saindo com suas amigas. Você vai fazer a mesma coisa, se produzir, comprar roupa, vai no salão, você vai dividir a conta com as amigas, então por que quando é com homem, e se nós estamos reivindicando essa equanimidade, e se eu sou uma mulher independente, capaz, tenho meu trabalho, por que que eu não posso dividir a conta? Isso é uma coisa comum, natural. O homem pode ser gentil? Pode. A mulher também pode ser gentil”, ressaltou Rosângela.

DIÁRIO NEWS

O Programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h. Para assistir, basta acessar o site oficial: redediario.tv ou através dos seguintes canais e plataformas:

– Local: Canal 03 – Netline HDTV

– YouTube: youtube.com/tvdiariodosertao

– Facebook: facebook.com/diariodosertao 

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: