header top bar

section content

Em Sousa: doadores de sangue tem direito à meia entrada em eventos e prioridades em agências bancárias

O PROCON já enviou aos órgãos, ofício explicando sobre as regras. Para ter direito aos benefícios, o doador deverá portar a carteira de identificação que é emitida pelo hemonúcleo.

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

20/12/2018 às 15h01 • atualizado em 20/12/2018 às 15h08

A lei municipal de nº 2.713/2017 de autoria do vereador José Rudolph Diniz (PSDC), traz alguns benefícios aos doadores de sangue, na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba.

De acordo com a lei, os doadores de sangue tem prioridade em agências bancárias igual aos idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. Além disso, os doadores possuem direito a desconto de até 50% em shows, eventos esportivos, entre outros.

O PROCON já enviou aos órgãos, ofício explicando sobre as regras. Para ter direito aos benefícios, o doador deverá portar a carteira de identificação que é emitida pelo hemonúcleo.

Lei começa a valer em Sousa

Como ser um doador?

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, portar documento de identidade original com foto, estar alimentado e evitar tanto a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação quanto o uso de bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta.

Quais os benefícios para quem doa sangue?

Além de praticar o bem, e ajudar a que precisa, o doador de sangue ganha saúde.

1 – Coração mais saudável

Apesar de o ferro ser essencial para que o nosso organismo funcione direitinho, o acúmulo desse elemento pode ocasionar o estresse oxidativo, uma condição relacionada ao surgimento de diversos problemas de saúde, como o Parkinson, o Alzheimer e a aterosclerose. Além disso, estudos revelaram que o excesso de ferro pode aumentar o risco de derrames e ataques cardíacos. Pois as doações regulares podem ajudar a manter os níveis de ferro sob controle, especialmente em homens, sabia?

2 – Menor risco de desenvolver câncer

Além de o excesso de ferro poder ocasionar o estresse oxidativo, seu acúmulo no organismo pode levar ao surgimento de alguns tipos de câncer, como o de intestino, o de pulmão e o de fígado. Portanto, as doações regulares também ajudam a evitar que essas terríveis doenças se desenvolvam, pois mantêm os níveis de ferro em equilíbrio.

Em Sousa, as doações podem ser feitas no hemonúcleo (foto: DS)

3 – Queima de calorias

Uma simples doação de sangue pode levar à queima de 650 calorias. Tanto que a pratica regular é recomendada a pessoas que estão tentando perder peso, mas é importante lembrar que o doador precisa estar com a saúde em dia e ter níveis saudáveis de ferro no organismo. Além disso, é imprescindível respeitar os intervalos mínimos entre as doações, que variam entre 2 e 3 meses.

4 – Fígados protegidos

O fígado,  tem uma porção de funções importantes no nosso organismo, entre elas ajudar a processar proteínas, vitaminas, minerais, gorduras e carboidratos e converter a glicose em glicogênio, a principal reserva de energia das células, bem como auxiliar em seu armazenamento. O órgão também atua na purificação do sangue e na síntese de proteínas plasmáticas e agentes coagulantes.

5 – Melhor fluxo sanguíneo

Estudos apontaram que questões como estresse, ansiedade, dietas ricas em açucares, altos índices de ácido úrico, colesterol elevado, tabagismo etc. podem contribuir para a hipercoagulação do sangue, isto é, torná-lo mais “grosso” e menos fluido. Isso, por sua vez, pode levar a um maior risco de tromboses e derrames, assim como inflamações, já que o fluxo reduzido evita que o oxigênio chegue a todos os tecidos como deveria.

As doações frequentes podem ajudar o sangue a fluir melhor e prevenir o entupimento de artérias e danos às paredes internas de vasos sanguíneos. Além disso, as estatísticas sugerem que os doadores de sangue são hospitalizados com menos frequência e recebem alta mais depressa do que os não doadores.

DIÁRIO DO SERTÃO

ESTÁ NA CAPITAL DESDE 2015

EXCLUSIVO: Após três anos, lendário padre de Cajazeiras revela o que motivou sua ida para João Pessoa

AMOR E FÉ

ESPECIAL DE FÉRIAS: Crianças e adolescentes de Cajazeiras e Sousa abrilhantam programa na TV Diário

AUXILIAR DO TROVÃO

VÍDEO: Agora no Atlético-PB, ex-jogador do Corinthians está confiante em vaga no Brasileirão da Série D

SAÚDE & BEM-ESTAR

VÍDEO: Médico alerta para consequências do uso excessivo de alguns medicamentos no aparelho digestivo