header top bar

section content

VÍDEO: Internautas registram águas de açude de Sousa sendo desperdiçadas após nova abertura de comporta

O vídeo causou revolta nos sousenses que temem que essas águas não sejam suficientes para o consumo humano até o final do ano.

Por Campelo Sousa

15/04/2019 às 13h38

O novo desperdício de água ocasionado pela abertura de uma das comportas do açude de São Gonçalo, região de Sousa no Sertão do estado, vem causando revolta na população.

Internautas gravaram o momento em que as águas são liberadas do açude.

O vídeo causou revolta nos sousenses que temem que essas águas não sejam suficientes para o consumo humano até o final do ano.

Após o aumento do volume do açude por conta das chuvas na região, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) anunciou a medida. Segundo o órgão, por medida de segurança uma operação de controle de nível do açude, procedendo a abertura das comportas da tomada d’água do túnel, mantendo o reservatório com o volume que hoje se encontra.

São Gonçalo se encontra com pouco mais de 54% de sua capacidade total.

+ Comportas de açude de São Gonçalo são reabertas e vereador apela ao MPF o fim do racionamento em Sousa

Águas sendo liberadas do açude (Foto: José Rudolph)

Outro agravante para a revolta da população é o fato da cidade viver em um racionamento de água.

Em Sousa, há mais de 3 anos existe um racionamento, fazendo com que cada bairro da cidade receba água nas torneiras apenas 3 dias por semana.

O vereador José Rudolph Diniz (PSDC), foi pedido ao MPF a interrupção do racionamento de água na cidade: “Estamos tentando juntos aos órgãos competentes (MPF, ANA, DNOCS, CAGEPA E DAESA), a suspensão temporária do racionamento no abastecimento d’água em Sousa e região de São Gonçalo. O Açude vem recebendo boa recarga e devido as obras ainda não acabadas em sua parede poderá haver desperdício de água, então nada mais justo do que garantir água diariamente nas residências”, disse ele.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: