header top bar

section content

VÍDEO E FOTOS: Familiares e amigos celebram o centenário do cajazeirense, José Rolim Guimarães

Amigos e familiares estiveram presentes na homenagem, mais do que justa, a Zé Guimarães

Por Campelo Sousa

24/08/2019 às 17h10

O centenário de nascimento de José Rolim Guimarães, uma das mais admiráveis figuras do meio social e jurídico cajazeirense foi celebrado com muito entusiasmo na Câmara Municipal de Cajazeiras, Sertão do estado.

Atendendo uma propositura do vereador Moacir Menezes a Casa de Otacílio Jurema acolheu um público especial para homenagear um dos maiores cajazeirenses do século passado, o Dr. Zé Guimarães.

“Nós estamos fazendo essa homenagem à esse grande político, esse grande homem que Cajazeiras teve o prazer de passar em sua história”, afirmou o vereador.

Durante a sessão foi lançado oficialmente o livro ‘Memorial de um Grande Humanista – José Rolim Guimarães, Centenário de Nascimento (1919-2019) organizado e supervisionado pelo professor Francelino Soares de Souza que reúne relatos de personalidades importantes da Paraíba e onde o leitor encontra fotos históricas cedidas pela família do homenageado e pelo historiador Agnaldo Rolim.

“Ele foi um homem preocupado com as cousas sociais de Cajazeiras”, disse o historiador.

Sessão em homenagem ao centenário José Guimarães

Já para Chagas Amaro, Zé Rolim era um homem forte da cidade: “Deixou uma história de um grande filho de Cajazeiras como grande advogado, grande orador e grande tribuno”, disse ele.

O ex-prefeito e advogado Antônio Quirino de Moura conviveu com o José Rolim Guimarães, e é testemunha da grandeza do colega quando havia júri: “O relato completo da sua vida , principalmente a sua atividade no tribunal de júri do qual eu participei por mais de 15 anos ao lado dele, foi praticamente quem me ensinou a advogar quando eu cheguei aqui do Recife e me instalei em Cajazeiras, ainda pouco prático na vida jurídica, Dr Zé Guimarães foi aquele que me ensinou, posso dizer com toda franqueza que me ensinou a advogar”, disse.

Sessão em homenagem ao centenário José Guimarães

Já Beto Montenegro fala com saudade de José Rolim Guimarães:”Eu tive o prazer além da convivência, de assistir os júris quando aconteciam e era uma coisa fantástica.”

Os familiares do homenageado agradeceram a cidade de Cajazeiras e principalmente aos cajazeirenses pela recordação da memória de Zé Guimarães.

“É com muito orgulho que nós vimos a trajetória politica, social e humana. Ele foi um grande humanista, o nosso pai”, disse Dra Sônia, filha de Zé Guimarães.

Dr Sônia Guimarães, filha de Zé Guimarães

O jornalista Christiano Moura editor do blog Coisas de Cajazeiras, um apaixonado pela Terra do Padre Rolim, exaltou a importância de José Guimarães para o desenvolvimento da cidade:

“Tenho respeito pelas coisas de Cajazeiras e participar de uma sessão solene em homenagem a José Guimarães, é de uma satisfação imensa, e é por essas e outras que nós temos obrigação de estar presente prestigiando essa solenidade”, revelou Christiano

O teatrólogo Ubiratan de Assis também prestou entrevista ao Diário do Sertão e recordou que na sua infância conviveu com o homenageado.

O presidente do Poder Legislativo cajazeirense José Gonçalves Albuquerque, mais conhecido como “Deuzinho” reconheceu a grandeza da família Rolim Guimarães.

É muito gratificante homenagear um cidadão de Cajazeiras que foi prefeito, deputado e um grande advogado”, finalizou Deuzinho.

Confira as imagens na galeria!

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: