header top bar

section content

VÍDEO: Advogados e servidores protestam no fórum de Cajazeiras contra fechamento de comarcas na Paraíba

Ato contou com técnicos, analistas e oficiais de justiça, além de advogados representados pelo presidente da Subseção da OAB em Cajazeiras

Por Jocivan Pinheiro

01/10/2019 às 17h15 • atualizado em 01/10/2019 às 17h18

Os servidores do judiciário estadual realizaram nesta terça-feira (01), no fórum de Cajazeiras, ato público em protesto pelo não cumprimento do pagamento da reposição salarial, em atraso há quase três meses, e contra o possível fechamento de 16 comarcas no estado.

“Isso representa a diminuição do tamanho do judiciário na sociedade paraibana. É um verdadeiro atentado contra o Artigo 5º, Inciso 35º da Constituição Federal, que assegura o direito de acesso da população à justiça. Além do que, isso vai representar um aumento substancial das despesas daquelas pessoas mais humildes que precisam do judiciário”, destacou José Ivonaldo, vice-presidente do Sindicato dos Técnicos e Analistas do Judiciário da Paraíba (Sintaj-PB), referindo-se ao fechamento de comarcas.

O ato contou com as presenças de servidores do judiciário local, entre técnicos, analistas e oficiais de justiça, além de advogados representados pelo presidente da Subseção da OAB em Cajazeiras.

“Esse impacto é direto no jurisdicionado, aquela população em geral que tem acesso ao fórum, mas também nos servidores, na classe advocatícia e em todos da comunidade que fazem Bonito de Santa Fé [município que pode perder comarca] e região, porque a ausência de uma comarca, do poder de um juiz na localidade, a ausência do Ministério Público para fiscalizar, vai trazer prejuízos diretos, não apenas ao acesso ao poder judiciário, mas à justiça no modo geral”, avalia Jone Pereira, presidente da OAB de Cajazeiras.

Ato em Cajazeiras contou com técnicos, analistas, oficiais de justiça e advogados

VEJA TAMBÉM

Fechamento de comarcas na PB volta à tona e deputados sertanejos se mobilizam contra a ameaça

OAB da Paraíba e Assembleia debatem falta de juízes em comarcas do interior do estado

Emocionada, juíza diz que sente saudade de Cajazeiras e diz que comarcas vão melhorar em breve

O diretor de mobilização do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba (SINDOJUS-PB), Diarley Johnson, disse que, com o fechamento das comarcas, outras serão sobrecarregadas, causando prejuízos à população. Ainda esta semana, atividades semelhantes estão previstas para as cidades de Sousa e Patos.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: