header top bar

section content

Deputado Wilson Santiago é afastado do cargo e prefeito de Uiraúna é preso por ordem de ministro do STF

Prisões fazem parte da operação Pés de Barro, que tem objetivo de desarticular organização criminosa que realiza pagamentos ilícitos e superfaturamentos de obras

Por Jocivan Pinheiro

21/12/2019 às 11h49 • atualizado em 21/12/2019 às 12h00

Bosco Fernandes, prefeito de Uiraúna, foi preso na manhã deste sábado (21)

O prefeito de Uiraúna, João Bosco Nonato Fernandes (PSDB), foi preso na manhã deste sábado (21) durante operação desencadeada pela Polícia Federal que cumpre mandados de prisão, busca e apreensão determinados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Também foram presos dois assessores e o motorista do prefeito. Houve cumprimento de mandados de busca e apreensão também em endereços do deputado federal Wilson Santiago (PTB).

As prisões fazem parte da operação Pés de Barro, que tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa que, segundo as investigações, realiza pagamentos ilícitos e superfaturamentos de obras no Sertão da Paraíba.

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nas residências e locais de trabalho dos investigados, bem como 4 mandados de prisão preventiva e 7 ordens de afastamento das funções públicas nas cidades de João Pessoa/PB, Brasília/DF, Uiraúna/PB e São João do Rio do Peixe/PB.

VEJA TAMBÉM: Câmara Municipal de Joca Claudino empossa vereador para o cargo de prefeito após afastamento judicial de Jhordanna Lopes

Deputado federal Wilson Santiago é afastado do cargo por ministro do Supremo

As ordens de busca e apreensão, prisão preventiva e suspensão do exercício de funções públicas foram expedidas pelo Ministro Celso de Mello, do STF. Os investigados deverão responder pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude licitatória e formação de organização criminosa, cujas penas, somadas, ultrapassam 20 anos de reclusão.

Celso de Mello determinou ainda o afastamento do deputado federal Wilson Santiago do cargo. As investigações apuram pagamentos de vantagens ilícitas (propina) decorrentes do superfaturamento das obras de construção da Adutora Capivara. O deputado ainda não se pronunciou sobre o caso.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: