header top bar

section content

VÍDEO: Popular cachoeirense revela a relação entre estátua de Padre Cícero e as mortes de dois prefeitos

Zé Pereira é uma lenda viva do Alto Sertão da PB. Morador da comunidade Lagoa do Mato, em Cachoeira dos Índios, ele conta várias histórias à TV Diário do Sertão

Por Jocivan Pinheiro

08/01/2020 às 15h44 • atualizado em 08/01/2020 às 17h19

Zé Pereira é uma lenda viva do Alto Sertão paraibano. Morador da comunidade rural Lagoa do Mato, no município de Cachoeira dos Índios, o ancião de 90 anos tem muita história para contar. Algumas das mais marcantes ele relatou nesta entrevista à TV Diário do Sertão, como a passagem de Frei Damião por Cachoeira e a superstição envolvendo a estátua de Padre Cícero e as mortes de dois prefeitos.

Zé Pereira se orgulha de ter feito de tudo um pouco. Ele afirma que já foi ‘suplente de delegado’, vaqueiro, agricultor, ‘veterinário’, fabricante artesanal de calçados, entre outras profissões. Perguntado como aprendeu certos ofícios, ele responde simplesmente que “já nasceu sabido”.

Entre suas aventuras da juventude, Zé Pereira destaca algumas que foram, no mínimo, curiosas, como o dia em que fez um parto complicado de um bezerro e depois teve que colocar o útero da vaca de volta para dentro e costurar a vagina.

Também chama atenção um belo punhal de prata, osso e metal que ele possui e diz que foi dado de presente por um genro que ‘trouxe’ de um museu de São Paulo. Zé Pereira acha que a peça remonta dos tempos de Dom Pedro (não especificou qual) e foi usada por donos de escravos.

VEJA TAMBÉM

Advogado relata a origem de Cachoeira dos Índios e explica por que o município tem esse nome

Zé Pereira conta histórias na calçada da sua casa em Cacheira dos Índios

Frei Damião, Padre Cícero e as mortes dos prefeitos

Mas o que há de mais marcante nos relatos do ancião são as histórias envolvendo líderes religiosos, a destacar Frei Damião e Padre Cícero. Ele conta um episódio em que, impossibilitado de acompanhar uma missão de Frei Damião em Cachoeira dos Índios por motivo de saúde, recebeu a visita do capuchinho em casa e foi curado de um problema no joelho.

Já a história da imagem de Padre Cícero e dos prefeitos mortos chama ainda mais a atenção. Segundo ele, as mortes dos prefeitos Sousa Bandeira e Chico de Lino (ambas por acidente de carro) ocorreram pouco tempo depois que uma estátua de Padre Cícero foi retirada da então praça principal de Cachoeira dos Índios. Isso fez com que a população acreditasse que as mortes foram um castigo. Por causa dessa crença, os moradores passaram a pedir que a imagem fosse colocada de volta, até que isso aconteceu na gestão do ex-prefeito Francisco Ricarte (Bodin).

Punhal que Zé Pereira diz que pode ter sido da época da escravidão no Brasil

‘Domador’ de animais e de homens

Zé Pereira também se orgulha da habilidade de domar animais e ter resolvido problemas com homens sem precisar usar a força física.

“Eu não conheço animal valente para eu não domar e não conheço pistoleiro ou bandido. Todo aquele que eu me dirijo para ele, ele faz acordo para mim, e aqueles que não faz acordo eu resolvo”, disse o ancião, que encerra a entrevista improvisando versos de cantador.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: