header top bar

section content

VÍDEO: sertanejos comemoram a chegada das águas no rio Piancó após fortes chuvas na região

O manancial passa por mais de 15 cidades sertanejas da região do Vale do Piancó, e deságua no açude Estevam Marinho, em Coremas.

Por Campelo Sousa

07/02/2020 às 10h46

Após fortes chuvas ocasionadas na região do Vale do Piancó, no Sertão paraibano, o rio Piancó começou a receber uma considerável recarga de água.

O vídeo feito por moradores da região, que mostram o exato momento em que as águas chegam.

VEJA TAMBÉM

Em Sousa e Cajazeiras, inicio da estação chuvosa começa entre os dias 5 e 15 de fevereiro

O manancial passa por mais de 15 cidades sertanejas da região do Vale do Piancó, e deságua no açude Estevam Marinho, em Coremas.

Os sertanejos se reuniram ao redor do rio Piancó para comemorar a chegada das águas.

PREVISÃO

A previsão do estudioso Rodrigo Cézar Limeira é de um ano com formação de muita pastagem, bom para lavouras de feijão, algodão e até de milho em algumas localidades, com enchimento de muitos barreiros.

Ele afirmou também que será um ótimo ano para encher e sangrar barreiros em Sousa, e que o açude de São Gonçalo, manancial que abastece a cidade, terá uma ótima recarga que dará para suprir a necessidade da cidade durante todo o ano.

Para o Complexo Coremas/Mãe d’ Água, o maior reservatório do Sertão, a previsão de Rodrigo Limeira é de recarga superior a 70 milhões de metros cúbicos de água em 2020. Os dois reservatórios juntos armazenam aproximadamente 1 bilhão 365 milhões de metros cúbicos de água, os dois mananciais são os maiores da Paraíba.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: