header top bar

section content

Projeto de Marcapasso Autônomo criado por aluno do SESI de Sousa será apresentado em encontro nacional

Na edição de 2019, ele foi escolhido entre os projetos da Paraíba para o 4º Encontro Nacional do Sistema Estruturado SESI Programando o Futuro, que acontecerá de 18 a 20 de fevereiro, em Brasília.

Por Diário do Sertão com FIEP

14/02/2020 às 15h27

Gustavo Veras concluiu o ensino médio no ano passado na Escola SESI em Sousa

O aluno Gustavo Veras, que concluiu o ensino médio no ano passado na Escola SESI José de Paiva Gadelha, na cidade de Sousa, no Sertão do estado, desenvolveu um marcapasso que gera energia sem a necessidade de uma bateria convencional, o protótipo utiliza nanogeradores que produzem energia suficiente para alimentar o equipamento, evitando a necessidade do paciente passar por cirurgias regulares, muitas vezes complexas, para a troca de bateria.

“A ideia do projeto surgiu durante a Olimpíada do Conhecimento. Minha equipe apresentou um projeto que gerava energia elétrica, através da energia mecânica. Fizemos algumas modificações, e descobri que poderia aplicar o projeto num marcapasso, para que ele tivesse uma produção autônoma de energia, sem a necessidade de uma bateria, ou seja, o paciente não precisa ir ao hospital para fazer a troca regular dessa bateria, descartando a necessidade do paciente passar por cirurgias muitas vezes complexas”, explicou o estudante.

Intitulado “Heartfire: Marcapasso Pyroelétrico “, o projeto aplica o conceito de “energy harvesting” (coleta de energia), que busca melhorar dispositivos de baixo uso energético, como o marcapasso. Um exemplo dessa aplicação está na coleta do calor do corpo humano para suprir a demanda energética de marcapassos.

O projeto desenvolvido por Gustavo Veras, sob a orientação dos professores Francisco Tiago e Denise Ramos participou do Prêmio “Sua Ideia Steam Vale Ouro”, realizado pelo SESI Paraíba, onde os professores submetem projetos, e a equipe da gerência Executiva do SESI da Paraíba seleciona o melhor entre todos os participantes para participar do Encontro Nacional do Sistema Estrutura SESI Programando o Futuro.

Na edição de 2019, ele foi escolhido entre os projetos da Paraíba para o 4º Encontro Nacional do Sistema Estruturado SESI Programando o Futuro, que acontecerá de 18 a 20 de fevereiro, em Brasília.

“Fiquei surpreso e muito contente por ter meu projeto selecionado para o Encontro Nacional. E destaco que esse meu trabalho de pesquisa tem aplicação de novos paradigmas, que nunca foram utilizados nessa área. Apesar de existirem algumas pesquisas já trabalhando com geração energética em marcapassos, elas envolvem cirurgias complexas que não podem ser aplicadas em todos os pacientes, enquanto nosso projeto evita essa exposição do paciente ao risco”, enfatizou Gustavo.

O 4º Encontro Nacional do Sistema Estruturado de Ensino, acontecerá em parceria com a Editora SOMOS, e tem o objetivo de promover intercâmbio técnico entre os departamentos regionais do SESI, por meio da divulgação, valorização e compartilhamento de ações realizadas pelos professores da Rede SESI no âmbito do sistema estruturado de ensino.

O evento será aberto a partir do dia 18 de fevereiro, às 13h, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, no Distrito Federal. Informações adicionais sobre o projeto podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101 – 9776.

Recomendado para você pelo google

DEUS AMOU O MUNDO

VÍDEO/FOTOS: Milhares de pessoas participam de show de Frei Gilson no 35º Retiro de Carnaval em Pombal

ALEGRIA DO SERTANEJO

VÍDEO: população comemora sangria de açude da região do Vale do Piancó após fortes chuvas

MOMENTO DE UNÇÃO

VÍDEO: Comunidade católica que viaja o mundo anima fiéis em retiro espiritual na cidade de Sousa

CUIDADOS NO TRÂNSITO

VÍDEO: Operação da PRF no Sertão da Paraíba intensifica ações onde ocorrem mais acidentes no Carnaval

Conteúdo Protegido!