header top bar

section content

VÍDEO: Médico Cubano em São José de Piranhas aguarda Revalida e sonha poder atender os mais carentes

Segundo Angel Ernesto, o presidente sancionou uma lei para que Revalida aconteça duas vezes por ano. Mas o Ministério da Saúde ainda não infirmou se vai ocorrer

Por Jocivan Pinheiro

14/04/2020 às 15h02 • atualizado em 14/04/2020 às 15h09

O médico cubano Angel Ernesto, que mora há três anos no município de São José de Piranhas, no Sertão paraibano, onde constituiu família com uma piranhense, aguarda o Governo Federal lançar o primeiro edital do exame Revalida em 2020 para que ele tente voltar a exercer a profissão.

Atualmente Angel Ernesto trabalha numa farmácia em São José de Piranhas e precisa ser inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM) para exercer a profissão de médico. Ele não tem mais nenhum vínculo com o governo cubano. Porém, o CRM só pode registrar médico estrangeiro após ele ser aprovado no Revalida, exame que homologa diploma de Medicina de outros países.

VEJA TAMBÉM

Após fim do Mais Médicos, cubano que mora em São José de Piranhas busca retomar a profissão

Segundo Angel, em dezembro do ano passado o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei para que o Revalida aconteça duas vezes por ano. Mas até agora o Ministério da Saúde não informou se o exame vai mesmo acontecer e quando.

“É uma lei que não só beneficia a gente, os cubanos, mas também beneficia os brasileiros que estudam no exterior, que não têm condições de pagar uma faculdade aqui no Brasil, estudam no exterior e não têm como revalidar seu diploma aqui no Brasil”, frisou o médico.

Angel Ernesto disse que sonha abrir um consultório para atender pessoas carentes: “Até agora eu trabalhei em Cuba, trabalhei na Venezuela, e sempre ajudei as pessoas que precisavam mais, que tinham menos recursos. Daqui pra frente o meu objetivo é esse. Desejo continuar trabalhando, fazendo o que eu gosto e ajudando principalmente aquelas pessoas que não têm dinheiro para pagar uma consulta, para ser escutado por algum médico”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: