header top bar

section content

VÍDEO: Donos de bares e restaurantes de Cajazeiras protestam contra decreto de Zé Aldemir, são ignorados e lamentam: ”queremos trabalhar’’

Comerciante ressalta que o novo decreto passou a vigorar antes do fim do anterior, que se encerra nesta quarta-feira, por isso pegou a classe desprevenida

Por Jocivan Pinheiro

18/05/2021 às 17h47 • atualizado em 18/05/2021 às 18h22

Proprietários e funcionários de bares e restaurantes de Cajazeiras promoveram uma manifestação pública na manhã desta terça-feira (18), em frente à Prefeitura, contra o novo decreto de combate à pandemia assinado pelo prefeito José Aldemir (PP) e publicado no Diário Oficial Municipal no domingo (16), passando a vigorar na segunda (17).

No decreto, as mudanças que chamam atenção é a volta do toque de recolher às 22h e o fechamento dos bares e restauranes às 18h, sendo que a partir desse horário fica liberado venda apenas por delivery. No decreto anterior os bares e restaurantes podiam ficar abertos até 22h.

O dono de bar e restaurante Francinaldo Izidório reclamou a falta de representantes da Prefeitura para dialogar com a categoria durante a manifestação.

“Nem sequer veio um representante da Prefeitura de Cajazeiras para nos receber aqui. A gente já está com um ano e quatro meses de pandemia e fomos uma das classes mais atingidas. Essa classe tem muitos funcionários e a gente está aqui porque todos nós precisamos. A gente quer uma lógica para isso”.

VEJA TAMBÉMQuase 300 pessoas podem ficar desempregadas em Cajazeiras após decreto do prefeito Zé Aldemir, afirmam empresários

Donos de bares e restaurantes fazem protesto contra decreto de Covid-19 em Cajazeiras

Josemar Assis, proprietário de uma hamburgueria, afirma que nenhum representante da categoria foi chamado para se reunir com o Comitê Municipal de Conbate à Covid-19 antes da definição do novo decreto. Ele acredita ser possível manter os estabelecimentos abertos seguindo medidas de higiene e controle.

“Estamos aqui apenas pedindo o direito de trabalhar. Com esse fechamento é sempre nosso setor que é penalizado. As autoridades fazem um decreto, mas não chamam nenhum representante da nossa classe para poder combinar. São famílias que precisam desse sustento, que precisam desse trabalho noturno, e creio que com medidas de higienização dá para atender a clientela com tranquilidade”

Dono de um bar e restaurante, João Batista lembra que o novo decreto passou a vigorar antes do fim do decreto anterior, que se encerra nesta quarta-feira (19), por isso pegou os comerciantes desprevenidos.

“Pegou toda a classe desprevenida. Ele mandou um decreto que não encerrou o outro decreto. Está errado. Você tem que terminar um decreto para começar outro. Não pode ser assim”.

Vereadora se pronunciou

No programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, a vereadora Léa Silva (Cidadania) defendeu que haja diálogo entre a categoria e a gestão municipal para definir formas de flexibilizar o decreto para não prejudicar a geração de emprego e renda e ao mesmo tempo intensificar a fiscalização para fazer cumprir as medidas de segurança sanitária.

O outro lado

O Portal Diário do Sertão tentou contato com a secretária de Saúde de Cajazeiras, Michele Noleto, mas as ligações deram ocupado.

Disponibilizamos o endereço de e-mail [email protected] para receber posicionamento da gestão, possibilitando, assim, a divulgação de todos os lados.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: