header top bar

section content

VÍDEO: Após desperdício de água, DNOCS finalmente resolve problema na válvula do açude de São Gonçalo

Os técnicos que vieram de Fortaleza-CE e Campina Grande, iniciaram os trabalhos na noite desta quarta-feira (21) e só concluíram por volta das 10h da manhã desta quinta-feira (22)

Por Luiz Adriano

22/07/2021 às 12h07 • atualizado em 22/07/2021 às 14h28

O problema do vazamento de água em uma tubulação do açude de São Gonçalo, no município de Sousa, que se estendia desde a tarde do último sábado (17), foi solucionado. A informação procede do chefe da unidade de campo Bacia do Piranhas, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Ademir Pereira.

Conforme Ademir, os técnicos que vieram de Fortaleza-CE e Campina Grande, iniciaram os trabalhos na noite desta quarta-feira (21), se estenderam até a madrugada e após recomeçar na manhã desta quinta-feira (22), conseguiram concluir por volta das 10h.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Engenheiro detalha o que provocou vazamento que segue desperdiçando água do açude de São Gonçalo

Serviço do vazamento concluído no açude de São Gonçalo, em Sousa. (Foto: DNOCS).

O presidente da Associação de Rendeiros e Ribeirinhos do Açude de São Gonçalo, Flavio Rubstaine, gravou um vídeo (no topo do texto) onde mostra a calmaria após a resolução do problema. “Olha ai pessoal, tá resolvida aqui a situação, tá controlada, o vazamento se manteve estável, sem nenhum problema, tudo agora tranquilo”, disse.

QUANTIDADE DE ÁGUA

Ainda segundo Flavio, o engenheiro do DNOCS, André Giovanni, comunicou que, quanto ao número exato de saída d’água do açude de São Gonçalo desde o início do vazamento, chega a 7.120,000 m³, no entanto, o presidente da Associação enfatiza que essa quantidade não leva em consideração só o que saiu pelas válvulas, nesse montante está incluído a evaporação, a saída de água pelos canais e o abastecimento de Sousa, Marizópolis e Nazarezinho.

“Pela contabilidade ai, a gente acredita que deve ter saído aí uns 5,8 a 6 milhões por essa válvula”, explicou.

Confira mais fotos e outro vídeo após o serviço dos técnicos:

https://dai.ly/x82vawb

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: