header top bar

section content

Comarca de São João do Rio do Peixe faz curso para fortalecer enfrentamento à violência contra a mulher

A formação foi idealizada pelo Diretor do Fórum, Juiz Kleyber Thiago Trovão Eulálio, que em reunião com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH)

Por DIÁRIO DO SERTÃO com Gecom

03/09/2021 às 00h00 • atualizado em 03/09/2021 às 00h03

Comarca faz curso de formação para fortalecer enfrentamento à violência contra a mulher

A Comarca de São João do Rio do Peixe, na região de Cajazeiras, Sertão da Paraíba, realizou durante dois dias desta semana, o curso de formação “Entrelace: Projeto de Fortalecimento de Políticas de Enfrentamento à violência contra as mulheres, ao racismo e à LGBTFobia”.

A formação foi idealizada pelo Diretor do Fórum, Juiz Kleyber Thiago Trovão Eulálio, que em reunião com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), firmou parceria visando estimular a formação de uma rede regional de proteção às mulheres no âmbito da Comarca que engloba cinco munícipios: São João do Rio do Peixe (sede), Bernadino Batista, Poço de José de Moura, Santa Helena e Triunfo.

O Magistrado enfatizou que, apesar de todos os avanços legislativos e do empenho do Poder Judiciário em combater a violência contra as mulheres, essa problemática exige ações integradas para prevenção e combate mais efetivos, entre elas a construção de redes de serviços públicos que articulem a atuação governamental e não-governamental nas diversas áreas sociais. E citando a escritora, Marilyn Ferguson, disse: “Nenhum de nós é tão bom, e tão inteligente quanto todos nós juntos.”

VEJA TAMBÉM:

A gerente operacional de enfrentamento à violência contra as mulheres da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Kaliandra de Oliveira Andrade, parabenizou a iniciativa da comarca de São João do Rio do Peixe, por meio do Juiz Kleyber Trovão, em organizar uma rede regional de enfrentamento à violência contra as mulheres. Enfatizou que foram duas manhãs muito acolhedoras e ricas em trocas de saberes. Além do compromisso na proteção dos direitos das mulheres que ficou evidente.

AVANÇO NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

A servidora Marília Medeiros de Amorim, lotada na 1ª vara, ressaltou que o evento representa um avanço no enfrentamento da violência doméstica contra as mulheres no âmbito da Comarca. “Primeiro, porque nos fez repensar nosso papel enquanto servidores do sistema de justiça, ampliando a importância de um atendimento humanizado e prioritário, pautado na igualdade de gênero. Segundo, porque foi possível conhecer os serviços públicos voltados ao acolhimento da vítima, bem como articular planos e ações concretas envolvendo todos os atores sociais de forma a reduzir a reincidência de crimes dessa natureza e, sobretudo, assegurar às mulheres sertanejas vítimas de violência o principal direito fundamental constitucionalmente garantido, que é o da Dignidade da Pessoa Humana”, disse a servidora.

Juiz Kleyber Trovão

O evento foi de grande êxito, possibilitando reflexões teóricas importantes, dados e estatísticas atuais que fundamentam a necessidade da criação, do aprimoramento e do fortalecimento de ações conjuntas, resultando em estratégias de prevenção/encaminhamento/identificação dos casos de violência. “Enquanto Comarca, dar-se-á um novo olhar para os casos de violência doméstica, agora sob o enfoque do trabalho em rede, destacou o Magistrado.

Registre-se ainda a alta representatividade e diversidade dos atores e instituições que estiveram presentes, dentre eles o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Delegacia da Mulher (Cajazeiras), Diretores do Departamento da mulher dos Municípios abrangidos, CRAS, CREAS, Psicólogos, Advogados, Conselheiros Tutelares, os servidores da Comarca e responsáveis por entidades da sociedade civil.

DIÁRIO DO SERTÃO com Gecom

Recomendado pelo Google: