header top bar

section content

VÍDEO: Prefeitura de Piancó recebe alerta do TCE por causa do número de contratados e altos salários

De acordo com o documento, na folha de pagamento constam três servidores com salários acima do teto municipal, que variam de 18 a 28 mil reais

Por Jocivan Pinheiro

19/10/2021 às 15h59 • atualizado em 19/10/2021 às 16h08

O quadro “Fiscalizando”, do programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, que vai ao ar de segunda a sexta, das 12 às 14 horas, divulgou nesta terça-feira (19) que o Tribunal de Contas da Paraíba emitiu um alerta para o prefeito de Piancó, Daniel Galdino de Araújo Pereira (PP), advertindo-o, dentre outros pontos de ordem orçamentária, sobre o índice prudencial de gastos com pessoal no Poder Executivo.

O alerta número 01974/21 foi emitido em 01 de julho de 2021 e assinado pelo conselheiro em exercício Oscar Mamede Santiago Melo.

Em consulta à folha de pessoal do município de Piancó, é possível verificar que o número de servidores contratados por excepcional interesse público e comissionados atinge uma média de 329 pessoas, em contraponto ao número de efetivos, que são 544 servidores. Ou seja, o número de servidores temporários, admitidos pelo critério da confiança do prefeito, chega a 60% do número de efetivos.

Nessa linha, os gastos com efetivos atinge R$ 1.326.196,41 mensais, enquanto que os gastos com temporários chega ao valor mensal de R$ 748.035,14 ao mês . Em 10 meses de 2021, já foram gastos 13 milhões de reais com efetivos e 8 milhões de reais com servidores temporários.

Por sua vez, na folha de pagamento constam três servidores com salários acima do teto municipal, que variam de 18 a 28 mil reais.

VEJA TAMBÉM

Famílias de Piancó reclamam de comida distribuída pela prefeitura a alunos: “Lavagem pra porcos”

Em recente pesquisa de acompanhamento de gestão, o Tribunal de Contas da Paraíba recomendou que os municípios paraibanos com excesso de gastos com pessoal contratado por excepcional interesse público, que mantém contratações duradouras e para funções do quadro permanente de pessoal, realizem concurso público, já que esta é a forma legal de investidura no serviço público brasileiro.

Outro lado

Tentamos contato com o prefeito de Piancó, Daniel Galdino, mas nossas ligações não foram atendidas. Deixamos aqui nosso e-mail para que a gestão municipal nos envie suas explicações, caso assim deseje: [email protected]

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: