header top bar

section content

VÍDEO: A partir de fevereiro, HUJB não atenderá os casos pediátricos que são de competência das UBS’s

“Nós não vamos fechar a portas para os atendimentos pediátricos, mas a gente só pode atender o que é de nossa competência", destacou a gerente

Por Caliel Conradho

31/01/2022 às 16h56 • atualizado em 31/01/2022 às 17h02

A Gerente Substituta de Atenção à Saúde e Chefe do Setor de Apoio de Diagnóstico e Terapêutico do HUJB, Danielly de Sousa, em sua participação no programa Diário News da TV Diário do Sertão, explicou às mudanças que irão acontecer no Pronto Atendimento Pediátrico do HUJB-UFCG/Ebserh a partir de 01 de fevereiro.

Inicialmente, Danielly ressaltou que o protocolo de classificação de risco implantado no HUJB segue as mesmas diretrizes do Protocolo do Ministério da Saúde e Manchester e foi elaborado por pediatras e enfermeiros da instituição, atendendo as necessidades da região.

Desta feita, o HUJB-UFCG/Ebserh, a partir do dia 01 de fevereiro de 2022, realizará a classificação de risco dos pacientes de urgência e emergências no Pronto Atendimento Pediátrico e os casos que não são de competência do hospital serão contra referenciados às Unidades Básicas de Saúde dos respectivos municípios.

Sobre a insatisfação dos pais, Danielly explica que além da recepção existem vários setores do HUJB onde estão acontecendo outros atendimentos e os profissionais não podem deixar suas obrigações internas de urgência para atender as demandas de baixa complexidade na recepção. Ela enfatiza que o que mais está interferindo na rapidez dos atendimentos é a alta demanda de casos que são de competência das Unidades Básicas de Saúde que estão sendo encaminhadas para o HUJB.

VEJA MAIS

Hospital Júlio Bandeira dá sua versão sobre reclamação de advogado que levou filha para atendimento

“Nós não vamos fechar as portas para os atendimentos pediátricos, mas a gente só pode atender o que é de nossa competência. Não podemos sobrecarregar o profissional com uma demanda que não é de responsabilidade do hospital”, pontuou Danielly.

A Gerente Substituta do HUJB destacou que nos cinco primeiros dias de janeiro de 2022 foram mais de 400 atendimentos só na área pediátrica que poderiam ter sido atendidos nas UBS’s, além do acentuado aumento nos atendimentos, alguns profissionais do HUJB tiveram que se afastar temporariamente devido o acometimento pela gripe e Covid-19.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: