header top bar

section content

VÍDEO: Na volta às aulas, IFPB de Cajazeiras apresenta novo equipamento para engenharias e automação

MPS (Laboratório de Sistemas Modulares de Produção) simula sistema de manufatura de uma fábrica

Por Jocivan Pinheiro

06/06/2022 às 15h43 • atualizado em 06/06/2022 às 15h45

Com a volta das aulas presenciais no campus de Cajazeiras do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), alunos dos cursos da área de engenharia já começaram a conhecer e utilizar a mais recente aquisição tecnológica do campus.

O MPS (Laboratório de Sistemas Modulares de Produção) simula um sistema de manufatura de uma fábrica com esteira, sensores de leitura e vários outros processos que uma linha de produção de uma indústria real contém.

O professor Fábio Araújo, da área de automação industrial, explica que o equipamento também atende outros cursos, a exemplo de informática, qualificando alunos e profissionais com foco no desenvolvimento de competências nas áreas de automação, integração da produção e indústria 4.0.

“Com um sistema desse tão pequeno você consegue simular o funcionamento de uma indústria enorme. Ele te oferece uma gama de possibilidades tão grande que se você tivesse uma empresa de fabricação de automóveis, você teria como simular com os sensores que permitem que você faça esse tipo de seleção”.

Professor Fábio ao lado do novo equipamento

A conquista do novo equipamento se deu graças à articulação da administração do campus junto à reitoria, e o esforço até rendeu moção de aplausos da Câmara de Cajazeiras, como destaca Rafael Lopes, diretor administrativo em exercício.

“Nem ano passado nem esse ano, no nosso orçamento nós não temos a rubrica para investimentos. Devido aos cortes orçamentários, a gente perdeu boa parte dos nossos valores. Mas, com o projeto pronto que o professor fez, fica mais fácil da gente ir buscar. Aí vai o trabalho da nossa direção geral, da nossa reitoria, que vai buscar com nossos deputados da bancada paraibana orçamentos para que a gente possa fazer essas aquisições tão importantes, não só para o campus, mas para toda região do alto sertão”, disse Rafael.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: