header top bar

section content

VÍDEO: Morre aos 93 anos, o ‘delegado’ Zé Pereira, uma lenda de Cachoeira dos Índios; reveja entrevista

Zé Pereira morava no sítio Lagoa do Mato e estava enfrentando sequelas de doenças e a fragilidade da idade avançada, com a piora no quadro clínico, ele precisou ser internado, mas não resistiu e veio a óbito

Por José Dias Neto

22/07/2022 às 20h30

A cidade de Cachoeira dos Índios está de luto. Faleceu na noite desta quinta-feira (21), por volta das 19h, no Hospital Regional de Cajazeiras, por complicações de saúde, José Pereira, mais conhecido como Zé Pereira, uma verdadeira lenda do Alto Sertão paraibano. Morador da comunidade rural Lagoa do Mato, no município de Cachoeira dos Índios, o ancião de 93 anos faleceu após sérios problemas de saúde.

Zé Pereira estava enfrentando sequelas de doenças e a fragilidade da idade avançada, nesta quinta-feira (21), o quadro se agravou e ele precisou ser internado, mas não resistiu e veio a óbito.

Seu corpo foi velado na residência da família, no sítio Lagoa do Mato até às 14h desta sexta-feira, quando foi transladado para a capela da comunidade, para acontecer a missa de corpo presente, reunindo familiares, amigos e admiradores. Após a celebração, marcada por homenagens e orações, o cortejo fúnebre seguiu até a sede do município para o sepultamento no cemitério, localizado no centro da cidade. Zé Pereira foi enterrado no mesmo túmulo em que seu pai foi sepultado, no jazigo de seus antepassados.

Zé Pereira de Cachoeira dos Índios. Foto: Diário do Sertão

A ENTREVISTA HISTÓRICA

Zé Pereira sempre teve muita história para contar. Algumas das mais marcantes ele relatou nesta entrevista à TV Diário do Sertão, em 2020, como a passagem de Frei Damião por Cachoeira dos Índios, a superstição envolvendo a estátua de Padre Cícero e as mortes de dois prefeitos e outros assuntos. O vídeo na íntegra está inserido acima, assista!

Zé Pereira se orgulhava de ter feito de tudo um pouco. Ele afirmou que foi ‘suplente de delegado’, vaqueiro, agricultor, ‘veterinário’, fabricante artesanal de calçados, entre outras profissões. Perguntado como aprendeu certos ofícios, ele respondeu simplesmente que “já nasceu sabido”.

Entre suas aventuras da juventude, Zé Pereira destaca algumas que foram, no mínimo, curiosas, como o dia em que fez um parto complicado de um bezerro e depois teve que colocar o útero da vaca de volta para dentro e costurar a vagina.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: