header top bar

section content

VÍDEO: Engenho de cana de açúcar que fabrica mel, rapadura e batida, é destaque no Vale do Piancó

A reportagem chama atenção quanto a manter a historia e a cultura que o engenho representa na região, e mostra com detalhes o manuseio das matéria primas

Por Luiz Adriano

17/10/2022 às 19h32 • atualizado em 17/10/2022 às 20h03

O repórter Marinaldo Silvino foi até o Engenho da Quixabeira, localizado no município de Serra Grande, no Vale do Piancó, e mostrou de perto como funciona o equipamento que nada mais é do que um ícone da cultura nordestina.

Conforme Marinaldo que é da linhagem de antepassados que trilhou na vida de engenho, o trabalho hoje é um pouco mais fácil do que antigamente. Ele explicou que no passado para moer a cana “era puxado a boi”, mas no decorrer do tempo surgiu o motor a diesel, e com o avanço da tecnologia, hoje os trabalhadores contam com motores elétricos.

Ele adentrou no recinto e mostrou com detalhes com se dá a produção dos produtos oriundos do engenho.

Engenho da Quixabeira em Serra Grande, no Vale do Piancó – foto: print de tela

É possível ver os trabalhadores mexendo a garapa para fazer o mel que posteriormente será transformado em rapadura e também na famosa ‘Rapadura Batida.

Outro produto feito no Engenho da Quixabeira é o Alfenim, um tipo de doce branco e consistente.

Marinaldo ressaltou a importância da cultura e o quanto é necessário manter a história.

“Muitas pessoas novas ainda não conhecem, ouvem só falar, isso é uma cultura antiga, mas o nosso engenho não vai deixar morrer as raízes”, disse o repórter.

O Engenho da Quixabeira recebe este nome por ser localizado no sítio Quixabeira, zona rural de Serra Grande, no Vale do Piancó, Sertão paraibano.

Engenho da Quixabeira em Serra Grande, no Vale do Piancó – foto: print de tela

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: