header top bar

section content

VÍDEO: Açude Grande de Cajazeiras completa 107 anos com programação cultural e debates pela despoluição

Fórum Açude Grande pretende levar ao Governo do Estado projeto sustentável de ecofossas que fazem tratamento simples que quase não tem custo, pois só precisam de um cano

Por Jocivan Pinheiro

11/04/2023 às 17h04 • atualizado em 11/04/2023 às 17h07

No próximo dia 17, o Açude Grande de Cajazeiras completa 107 anos de fundação. Para celebrar a data, o Fórum Açude Grande Vivo vai promover uma programação com dois dias de eventos culturais e debates pela revitalização do manancial.

No programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, o ator, produtor cultural e ex-vereador Rivelino Martins explica que os 107 anos são contados a partir da inauguração da obra de ampliação do Açude Senador Epitácio Pessoa, que ficou popularmente conhecido como Açude Grande.

Rivelino conta que antes dessa obra o reservatório já existia e teria sido fundado pelo casal Vital de Souza Rolim e Ana de Albuquerque (Mãe Aninha), pais do padre Inácio de Souza Rolim. Mas foi entre os anos de 1915 e 1916 que o então Governo da Paraíba estruturou o manancial e construiu as duas barragens, ou ‘paredes’, que ficaram conhecidas como ‘balde’ do açude.

Com o passar dos tempos, o açude foi sendo poluído por redes de esgotos da cidade. Em 2017, um grupo formado por pessoas de vários seguimentos da sociedade criou o Fórum Açude Grande para lutar pela despoluição das águas e a revitalização do entorno.

“Tem uma sequência de lutas da sociedade dizendo que esse patrimônio precisa ser visto com bons olhos por ser um patrimônio cultural, ambiental e histórico. É a fonte onde nasceu Cajazeiras. É preciso ter sensibilidade para entender que o investimento na revitalização é potencializar um dos espaços turísticos mais importantes do interior do Nordeste”,  destaca Rivelino.

Açude Grande de Cajazeiras

Rivelino Martins falou, ainda, que existe a possibilidade de um fundo da França ser destinado para obras de saneamento na Paraíba, incluindo o Açude Grande de Cajazeiras. Mas há também outras propostas sustentáveis e mais baratas.

Ele citou, por exemplo, o projeto de ecofossas de um grupo de pesquisadores do Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). São estruturas em círculos de bananeiras que seguram as águas sujas que vêm de chuveiros e torneiras, fazendo um tratamento simples que quase não tem custo, pois só precisam de um cano. O Fórum Açude Grande pretende levar a proposta ao Governo do Estado.

Programação dos 107 anos do Açude Grande

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: