header top bar

section content

Músicos de Cajazeiras se unem em mobilização inédita e anunciam que vão realizar o Xamegão por conta própria

Horas depois do anúncio do cancelamento do Xamegão pelo prefeito José Aldemir, músicos se uniram em uma mobilização inédita para promoverem o evento por conta própria sem vínculo com a prefeitura

Por Jocivan Pinheiro

15/08/2023 às 21h23 • atualizado em 15/08/2023 às 21h31

“Cartaz” de pré-anúncio do Xamegão dos músicos

Horas depois do anúncio do cancelamento do Xamegão de Cajazeiras pelo prefeito José Aldemir (PP), músicos da cidade se uniram em uma mobilização inédita para promoverem o evento por conta própria sem vínculo com a prefeitura.

Nas redes sociais muita gente já compartilha um “cartaz” virtual onde está escrito: “Nosso Xamegão”, “Em breve divulgação oficial…”, “Realização músicos de Cajazeiras”.

O vereador Alysson Voz e Violão (PSB) confirmou que a informação procede. “Aguardem que Cajazeiras não ficará sem festa nas festividades de emancipação política, nós músicos daremos esse presente”, disse.

Alysson antecipou ao Diário do Sertão que serão quase 30 atrações musicais de Cajazeiras e região, com acesso gratuito da população.

Os organizadores vão entrar com um ofício na Prefeitura de Cajazeiras solicitando a liberação da Praça do Xamegão para realizar a festa. Caso a praça seja negada, o Cajazeiras Tênis Clube é a primeira opção alternativa. O vereador disse ainda que os barraqueiros também terão acesso livre para comercializar bebida e comida.

Prefeito José Aldemir anunciou cancelamento do Xamegão em coletiva de imprensa (Foto: Divulgação)

Cancelamento repentino

O prefeito José Aldemir anunciou o cancelamento do Xamegão na manhã desta terça, durante coletiva de imprensa, cerca de dez dias após ter divulgado a programação. Ele alegou que a decisão foi tomada em reunião com sua equipe de contabilidade.

“Dentre as medidas que eu estou tomando, eu estou suspendendo a festa do Xemegão de Cajazeiras porque nós não teremos condições de pagar”, disse José Aldemir.

Tradição enfraquecida

O Xemegão é um tradicional evento junino de Cajazeiras, mas o atual prefeito decidiu realizar em agosto, na semana de comemoração da emancipação política do município, alegando que não há dinheiro suficiente para duas grandes festas no ano, que seriam o Carnaval e o São João.

Na semana passada, o vereador Alysson Voz e Violão já havia feito um forte desabafo na Câmara contra o prefeito por causa da programação do Xamegão que só tinha um artista local.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: