header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro indica como construir residências com materiais adequados para altas temperaturas

O engenheiro e professor do IFPB de Cajazeiras, Fernando Figueiredo, explica por exemplo que casas com laje podem melhorar a térmica e a acústica, desde sejam utilizados materiais e técnica adequadas

Por Jocivan Pinheiro

08/09/2023 às 18h25 • atualizado em 08/09/2023 às 18h27

No programa Diário News desta semana, o engenheiro e professor do IFPB – Campus Cajazeiras, Fernando Figueiredo, deu dicas de construção civil para adequar residência às altas temperaturas.

Fernando explica que casas com laje podem melhorar a térmica e acústica, desde sejam utilizados materiais e técnica adequados.

“Você pode incorporar na laje materiais que diminuam a temperatura e melhorem a qualidade que essa estrutura tem. Inclusive, as faculdades fazem muitos estudos sobre isso, a incorporação de materiais ao concreto e às argamassas para melhorar essas qualidades construtivas”, ele orienta.

Fernando também esclarece que telhas cerâmicas são cada vez menos utilizadas em construções e estão se tornando material artesanal. Já as telhas de metal, essas sim, estando adequadas a outro material, podem reduzir emissão de calor.

“Hoje em dia não se aplica mais [telha cerâmica] pela forma de construção em si. Demora. É um método artesanal, então você precisa de uma trabalhabilidade bem maior. Hoje você já tem esse material industrializado, tem telhas que são tão bonitas quanto a cerâmica, inclusive imita, faz uma representação que quem vê, não sabe diferenciar e é muito mais fácil de instalar”, diz ele.


VEJA TAMBÉM: Engenheiro aponta problemas de acessibilidade em muitas calçadas de Cajazeiras

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: