VÍDEO: Veneziano garante que duplicação da BR-230 no Sertão vai acontecer, mas tem que definir o trecho
O senador irá acompanhar o ministro dos Transportes na inspeção a duplicação de Campina Grande até a Praça do Meio do Mundo e participará da cerimônia de lançamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) estará em Campina Grande nesta sexta-feira (10) acompanhando o ministro dos Transportes, Renan Filho, em duas agendas administrativas que envolvem obras muito importantes para a mobilidade urbana e a estrutura viária do estado. Primeiro, eles irão inspecionar as obras de duplicação da BR-230, no trecho que liga Campina até a Praça do Meio do Mundo, no entroncamento entre a BR-230 e a BR-412 (antiga Estrada da Farinha). Em seguida, participarão da cerimônia de lançamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Para a primeira obra, estão sendo investidos mais de R$ 540 milhões em 35 quilômetros de rodovia duplicada, com previsão de conclusão em 2026. Na segunda obra, são R$ 100 milhões aplicados na recuperação de 14,8 quilômetros de malha ferroviária desativada, conectando cinco polos urbanos na cidade de Campina Grande.
Veneziano recorda que a duplicação do trecho da BR-230 começou a virar realidade a partir de emendas do então senador Vital do Rêgo Filho para a execução do projeto, seguidas de emendas do próprio Veneziano para garantir ao consórcio vencedor da licitação o início da obra em 2023. Sobre o VLT, o senador ressalta que o projeto começou durante sua gestão como prefeito em 2012, mas não teve continuidade nos governos municipais sequentes.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: Veneziano repudia 'tarifaço' de Trump e diz que o presidente dos EUA 'se acha um deus'
- VÍDEO: Vitalzinho afirma que duplicação da BR-230 não vai parar em CG: "Espero poder chegar até Cajazeiras"
- VÍDEO: Novo PAC inclui duplicação da BR-230, Hospital de Trauma em Patos e ampliação do HUJB, diz governador
Agora, Veneziano garante que o segundo trecho da BR-230 que será duplicado vai beneficiar o Sertão do estado, mas é preciso realizar estudos de viabilidade financeira para decidir se a duplicação vai de Patos a Cajazeiras ou de Patos até Sousa.
“Nosso próximo objetivo, e já estamos trabalhando, é investir nesse projeto que já está sendo tratado pelo Ministério dos Transportes, [faltando] apenas a identificação se faríamos o primeiro trecho de Sousa a Cajazeiras ou de Patos até Sousa. Esse é um ponto que precisa ser levado em consideração”, disse o senador.
“Tecnicamente falando, não dá para desconhecer o valor de uma BR com mais de 400 quilômetros. Então, nós temos que fazer fatiadamente. Mas, essa segunda parte da BR-230 haverá, sim. E eu espero que em 2026 nós tenhamos o projeto já concluído para que incluamos em orçamento”, acrescentou o senador.
Venziano também falou do projeto de duplicação da BR-104, de Campina Grande a Queimadas ou de Campina Grande a Remígio. “Eu estou dizendo ‘ou’ porque nem sempre as condições orçamentárias e financeiras são suficientes para fazer o trecho por completo”, destacou.
Compromissos firmados em debate
Veneziano recordou ainda o debate na TV Diário do Sertão com candidatos a governador da Paraíba, em 2024, quando ele expôs três compromissos do seu mandato como senador para a população do Sertão: a duplicação da BR-230, o terceiro eixo da transposição do Rio São Francisco no Vale do Piancó e a implantação do Hospital de Trauma do Sertão. As três obras já estão encaminhadas, cada uma em fases distintas.
“Eram três obras que eu sempre fazia questão de salientar, de bater na mesma tecla. Então, eu quero despreocupá-los, eu não vou cessar enquanto essa parte de Patos até Cajazeiras possa ter a sua duplicação”, enfatizou Veneziano.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário