header top bar

section content

VÍDEO: Pessoas de vários segmentos se unem para formar núcleo de inovação e desenvolvimento de Cajazeiras

Através de uma iniciativa do Sebrae de Cajazeiras, esse ecossistema unirá instituições e pessoas que estejam atuando em prol do desenvolvimento da cidade e da região para convergir essas forças

Por Luis Fernando Mifô

09/03/2024 às 17h58

Através de uma iniciativa do Sebrae de Cajazeiras, um grupo de pessoas dispostas a criar um ecossistema de inovação visando o desenvolvimento do Alto Sertão paraibano participou do primeiro encontro, em Cajazeiras, e iniciou as discussões para começar a transformar o projeto em ações práticas o mais breve possível.

Esse ecossistema unirá instituições e pessoas que estejam atuando em prol do desenvolvimento da região para convergir essas forças.

O encontro reuniu representantes do poder público, instituições de ensino superior, empresas privadas, entidades de classe, associações e empreendedores individuais que já contribuem, cada um à sua maneira, com o crescimento econômico do Alto Sertão. O objetivo é formar um grupo que pensa e executa estratégias de desenvolvimento para Cajazeiras e região de forma conjunta.

Esse grupo já conta com cerca de 35 pessoas de vários segmentos, entre elas o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes, que é natural de Uiraúna e radicado em Cajazeiras.

“A UFCG, nesse sentido, tem muito a contribuir sendo uma instituição que tem na sua gênese um compromisso muito forte com a inovação, com toda essa temática, com esse ecossistema que está sendo pensado pela sociedade civil organizada, formando um grupo seleto de pessoas que querem contribuir com essa rede”, comentou o reitor.

Participantes da primeira reunião (Foto: Divulgação)

O consultor do Sebrae, Marcos Suassuna, avalia que a formação desse núcleo de inovação em Cajazeiras é a estratégia fundamental para o desenvolvimento sustentável da região.

“A gente está iniciando um trabalho de modelar um núcleo com vários atores ligados ao ecossistema de inovação de Cajazeiras para o desenvolvimento econômico e sustentável dessa cidade e dessa região. Cajazeiras passa a fazer parte de um movimento que no estado da Paraíba já está em andamento em João Pessoa, Campina Grande e Sousa. E começamos essa semana também, além de Cajazeiras, com Guarabira”, explica Suassuna.

O grupo ainda terá, pelo menos, mais dez encontros pela frente para estabelecer definitivamente o ecossistema de inovação a que se pretende e suas estratégias de atuação constante, como explica o gerente do Sebrae de Cajazeiras, Talles Vasconcelos.

“Que a gente possa unir as instituições, unir tudo que todo mundo está fazendo em prol do desenvolvimento de Cajazeiras e região para um único olhar, que é convergir forças focadas na inovação”, frisou Talles.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: