header top bar

section content

VÍDEO: Antigo engenho de cana de açúcar mantém viva a tradição de fabricar doces e caldo no Vale do Piancó

Pelo menos quatro dias por semana, o engenho produz mel de cana de açúcar, rapadura, alfenim e caldo de cana. As raspas da rapadura também são aproveitadas para fazer bolo

Por Jocivan Pinheiro

11/10/2023 às 18h15 • atualizado em 11/10/2023 às 18h27

Comunidades rurais no Sertão da Paraíba ainda mantêm a antiga tradição de produzir doces e outros derivados da cana de açúcar em engenhos bastante antigos, muitos deles centenários, que conservam máquinas rústicas.

Há cerca de dez dias, exibimos uma reportagem especial mostrando o dia a dia de um engenho centenário no sítio Riacho do Meio, no município de Cajazeiras, desde a moagem da cana até a saída dos doces prontos para consumo e venda.

Nessa semana, o radialista Francklandy Teotônio, da Rádio Gravatá FM, enviou para o programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, imagens de outro engenho de cana muito tradicional no Sertão paraibano. Esse fica no sítio Belo Monte, no município de Pedra Branca, na divisa com o município de Nova Olinda, na microrregião do Vale do Piancó.

Pelo menos quatro dias por semana, o engenho produz mel de cana de açúcar, rapadura, alfenim e caldo de cana. As raspas da rapadura também são aproveitadas para fazer bolo.

“Os moradores do sítio Belo Monte não deixam que a tradição acabe. Todo ano tem essa moagem, e esse ano são quatro dias, ou talvez até no domingo, vai depender da cana”, explica.

O engenho do sítio Belo Monte foi marcante na infância de muitas gerações da região de Pedra Branca e Nova Olinda. O próprio Francklandy recorda, emocionado, os tempos de menino brincando e saboreando doces e caldo enquanto ouvia o barulho do motor do moedor de cana.

“O barulho que ele faz é emocionante demais, traz muitas recordações. Meu avô levava a gente quando era pequeno. A gente ia para se divertir, beber muito caldo de cana, era muito delicioso e só traz recordações, principalmente dos familiares que já partiram.”

O município de Pedra Branca, onde fica o sítio Belo Monte, possui uma população estimada em 3.739 habitantes, de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Faz divisa com Aguiar, Coremas e Piancó.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: