header top bar

section content

VÍDEO: Vencedores da 1ª maratona de programação do IFPB de Cajazeiras desenvolvem site para ajudar a cidade

IFPB - Campus Cajazeiras realizou o primeiro Hackathão, uma maratona de promoção que propôs a 10 equipe resolver problemas através dos conhecimentos na área da Tecnologia da Informação (TI).

Por Jocivan Pinheiro

15/10/2023 às 12h00 • atualizado em 15/10/2023 às 12h06

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras, realizou o primeiro Hackathão, uma maratona de promoção que propôs a 10 equipes resolverem problemas através dos conhecimentos na área da Tecnologia da Informação (TI).

Os problemas foram propostos pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras, sendo o primeiro: “Como podemos fazer uma análise sobre o uso e a ocupação do solo da cidade”. E o segundo: “Como podemos melhorar a comunicação de demandas e ofertas de serviço entre a população e a prefeitura”.

Das 10 equipes, 3 eram do Curso Técnico em Informática da ECIT Cristiano Cartaxo (Polivalente) e 7 do curso de ADS do Instituto Federal.

A equipe campeã, BitBusters, composta pelos estudantes João Victor Batista de Souza, José Rainan Jorge da Silva, Cesar Augusto Caju de Lacerda e Enéias Raul Santana da Silva, do terceiro período do curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, trouxe uma alternativa viável e simples para a comunicação da prefeitura com a população.

BitBusters, equipe campeã do primeiro Hackathão do IFPB Cajazeiras (Foto: Diário do Sertão)

A equipe desenvolveu um site onde usuários podem apontar questões estruturais e sociais nas suas comunidades, e os moradores podem interagir comentando, seja para dizer se aquela demanda é urgente, seja para dar sugestões de como resolver o problema ou postar a resolução. O passo seguinte fica por conta da prefeitura, que vai consultar a demanda, observar os comentários dos moradores e dar pontuação a quem tomou a iniciativa de ajudar a sociedade.

O estudante Victor Batista, membro da equipe vencedora, destaca a importância da maratona para o desenvolvimento cognitivo coletivo. “A gente conseguiu aprender bastante com o trabalho em equipe, as discussões, as resoluções de problemas. A gente se surpreendeu, não esperava ganhar. Chegamos aqui só com o intuito de aprender, não tínhamos a ideia que seriamos campeões”, disse.


MAIS FOTOS

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: