header top bar

section content

VÍDEO: Concorrendo com todo o Brasil, turma do IFPB de Cajazeiras vence Prêmio Cidadania Digital em São Paulo

O professor de Ciências da Computação, João Paulo Freitas de Oliveira, que ajudou a implantar a disciplina Cidadania Digital no IFPB de Cajazeiras, se emocinou ao saber o resultado

Por Luis Fernando Mifô

06/02/2024 às 16h49 • atualizado em 06/02/2024 às 16h50

A turma da disciplina de ensino médio Cidadania Digital, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus de Cajazeiras, conquistou a primeira colocação geral no Prêmio Cidadania Digital em Ação 2023, promovido pela Safernet e pelo Governo Britânico. O resultado foi divulgado nessa terça-feira (06), durante o primeiro dia do evento principal da 16ª edição do Dia da Internet Segura no Brasil, que acontece em São Paulo.

A princípio, a turma de Cidadania Digital do IFPB de Cajazeiras concorreu com 154 iniciativas de todo o Brasil. Na fase seguinte, 15 iniciativas de sete estados diferentes foram selecionadas para a premiação. Por fim, três escolas fram premiadas.

O professor de Ciências da Computação, João Paulo Freitas de Oliveira, que ajudou a implantar a disciplina Cidadania Digital no IFPB de Cajazeiras, se emocinou ao saber o resultado que era inesperado.

“Não estava nas nossas pretensões, mas eu sempre falava com meus alunos que a gente tem que mirar o topo. Se a gente não mirar, não tentar, não se esfroçar, a gente não ia conseguir nunca. É muito bom ser reconhecido nacionalmente pelas nossas práticas e, principalmente, pelo esforço dos alunos em conseguir esses resultados”, disse, direto de São Paulo.

Professor João Paulo e a aluna Maria Eduarda (Foto: Arquivo Pessoal)

A disciplina foi premiada pelas metodologias dos aprendizados teórico e prático aplicadas pelo prpfessor João Paulo que incentivam protagonismo ativo dos alunos e assim otimizam a função fundamental da Cidadania Digital no âmbito escolar, que é o uso seguro, consciente, saudável, crítico e positivo das tecnologias, sobretudo da internet. “Espero que sirva de exemplo para as demais cidades, para o nosso estado da Paraíba, que a gente pode, sim, estar nas melhores posições”, enfatizou João Paulo.

A Disciplina de Cidadania Digital foi implementada em 2023 por 182 professores(as) em 156 escolas brasileiras para 11 mil estudantes de 13 estados e 116 cidades. O projeto disponibiliza gratuitamente um caderno de aulas para professores, com roteiros completos que podem ser aplicados em sala de aula. Além disso, há um curso de formação online para profissionais da educação, que segue com turmas regulares em 2024 e conta com quase 1.200 inscritos.

Os primeiros colocados ganharam um leitor de livros digitais; os segundos, uma pulseira inteligente; e os terceiros, um par de fones bluetooth. Além da premiação, os professores e estudantes representantes das iniciativas premiadas participam de uma oficina exclusiva de co-criação de planos de aula para Cidadania Digital. A ideia é que esse grupo possa compartilhar as experiências que tiveram para que outras escolas também possam se engajar na pauta.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: