header top bar

section content

Aposentadoria fortalece dignidade, redistribui renda e combate desigualdades, afirmam extensionistas da UFCG

“O Direito ao alcance de todos” acontece toda segunda-feira, das 17h às 18h na TV Diário do Sertão. A cada programa os telenautas têm a oportunidade de tirar suas dúvidas com profissionais qualificados

Por Luiz Adriano

27/05/2025 às 21h01 • atualizado em 27/05/2025 às 21h04

Nesta segunda-feira (26) foi ao ar mais um programa de extensão transmitido pela TV Diário do Sertão. “O Direito ao alcance de todos” que é uma parceria com um projeto de extensão do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG – Campus Sousa, tratou sobre o tema: “Aposentadoria como um direito social, os aspectos jurídicos, econômicos e de proteção à dignidade humana”.

A extensionista Bárbara Rodrigues F. Silva falou de como a aposentadoria é um direito social fundamental, vinculado à dignidade da pessoa humana e à construção de uma sociedade mais justa e solidária. No Brasil, ela faz parte da seguridade social, que também inclui saúde e assistência, funcionando como um sistema de proteção para situações de vulnerabilidade, como desemprego, doenças, invalidez e velhice. A estudante explicou que sua origem no país remonta à Lei Eloy Chaves, de 1923, e foi consolidada na Constituição de 1988, que garantiu a previdência como um direito universal, pautado nos princípios da dignidade, solidariedade e justiça social.

Como funciona – Sabrina Valma Galdino Magalhães, que também é uma das extensionistas do Curso de Direito da UFCG, deixou claro que esse benefício vai muito além do aspecto financeiro. Ela disse que representa o reconhecimento do valor do trabalho e assegura aos trabalhadores uma velhice com autonomia, proteção e segurança. Pelo princípio da solidariedade, a jovem explica que quem está na ativa contribui para o sustento dos aposentados, criando uma rede de apoio entre gerações. Além disso, segundo a aluna, a aposentadoria promove redistribuição de renda, reduz desigualdades sociais e fortalece a economia, especialmente em pequenas cidades, onde muitas famílias dependem da renda dos aposentados.

Reforma da Previdência – Outra apresentadora, a discente Gabryella Lopes, explanou os desafios de como o envelhecimento populacional, o aumento da expectativa de vida e a informalidade no mercado de trabalho pressionam o sistema previdenciário. Ela disse que a Reforma da Previdência de 2019 trouxe mudanças importantes, como a exigência de idade mínima e regras mais rígidas, com o objetivo de equilibrar as contas públicas. Apesar disso, conforme a jovem, gerou críticas por dificultar o acesso de trabalhadores mais pobres e expostos a condições insalubres.

As apresentadoras defenderam que ainda assim, a aposentadoria segue sendo um pilar essencial da proteção social, fundamental para garantir uma vida digna, segura e com inclusão para quem dedicou anos de trabalho ao desenvolvimento do país. Seu fortalecimento é indispensável para assegurar uma sociedade mais justa, humana e solidária.

Direito ao alcance de todos na TV Diário do Sertão

O Direito ao alcance de todos – Em parceria com um projeto de extensão do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG – Campus Sousa, o programa oferece uma abordagem acessível e dinâmica para discutir temas jurídicos.

“O Direito ao alcance de todos” acontece toda segunda-feira, das 17h às 18h na TV Diário do Sertão. A cada programa os telenautas têm a oportunidade de tirar suas dúvidas com profissionais qualificados.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: