header top bar

section content

Ministério Público cumpre mandados em casa de delegado na cidade de Sousa e ex-PM suspeitos de agiotagem

Delegado e ex-PM são suspeitos dos crimes de agiotagem, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Por Campelo Sousa

05/10/2017 às 13h25 • atualizado em 05/10/2017 às 13h26

Operação Tábua VIII desencadeada na cidade de Sousa (Foto: DS)

O Ministério Público do vizinho estado do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou nesta quinta-feira (5) a operação Tábua VIII.

Um dos alvos da operação foi na cidade de Sousa, sertão da Paraíba, onde promotores de Justiça cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nas residências de um delegado de Polícia Civil e de um ex-policial militar suspeitos de envolvimento com os crimes agiotagem, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Outros mandados foram cumpridos nas cidades de Apodi e Caicó, no Rio Grande do Norte.

As investigações apuram o envolvimento do delegado da cidade de Apodi Renato da Silva Oliveira, da Polícia Civil potiguar, do ex-PM Benedito Arimateia, e outras três pessoas nos crimes. Os mandados foram expedidos por um colegiado formado por três juízes.

Operação Tábua VIII desencadeada na cidade de Sousa (Foto: DS)

O delegado também comanda a Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), em Mossoró, é suspeito de integrar uma organização criminosa dedicada à agiotagem e a lavagem dinheiro decorrente dessa atividade. O mandado em Sousa, de onde é natural, foi cumprido em uma residência dele. As buscas incluíram ainda a residência do ex-policial militar Benedito Arimateia, também suspeito de integrar a organização criminosa e de atuar como agiota.  Foram apreendidos durante as buscas R$ 28 mil em espécie na casa dele, além de grande quantidade de cheques, cartões de crédito e notas promissórias em nome de terceiros.

Operação Tábua VIII desencadeada na cidade de Sousa (Foto: DS)

A ação contou com o apoio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do RN, e a participação do GAECO da Paraíba e da Polícia Militar dos dois estados.

+ Operação conjunta entre MP da Paraíba e do RN cumpre mandado em Sousa; delegado seria o alvo

OPERAÇÃO TÁBUA VIII

O nome da operação faz referência à Lei das Doze Tábuas do Direito Romano. A oitava tábua tratava dos crimes e das condutas ilícitas, sendo um dos mais antigos registros históricos da proibição da usura e anatocismo, que é a cobrança de juros sobre juros.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: