header top bar

section content

Policial militar de Cajazeiras é promovido por atitude heroica em salvar jovem de afogamento

O antes Cabo da PM, agora é 3º sargento. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba, em Ato Governamental do governador João Azevêdo

Por Luiz Adriano

12/07/2023 às 17h14 • atualizado em 12/07/2023 às 17h15

3º sargento da Polícia Militar da Paraíba - José Edilânio Martins da Silva - foto: arquivo pessoal

O policial militar José Edilânio Martins da Silva, lotado no 5º Pelotão da 6ª Companhia BOPE sediada na cidade de Cajazeiras, foi promovido de Cabo a 3º sargento. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba, em Ato Governamental do governador João Azevêdo.

O executivo estadual ressaltou que a promoção passou por apuração do Conselho Especial de Promoção por Ato de Bravura, e o relatória foi homologado pelo comandante geral da Polícia Militar.

“Restando comprovado que o Militar Estadual agiu com audácia, destemor, bravura, intrepidez, denodo e firmeza de espírito, enfrentou uma situação delicada, ultrapassando os limites, normas do cumprimento do dever, representando seus feitos como indispensáveis e úteis […]”, relata trecho escrito do gestor no DOE.

Trecho da promoção escrito no Diário Oficial

ATITUDE HEROICA

A ação mencionada do governador em relação a José Edilânio, diz respeito à sua atitude que em dia de folga, em 6 de março de 2022, o PM conseguiu livrar um jovem de morrer afogado no Açude de Boa Vista, em São José de Piranhas, na região de Cajazeiras.

O então cabo José Edilânio Martins da Silva, encontrava-se no local por volta das 11h com amigos, sua esposa e seu filho de 3 anos de idade e em um determinado local, encontravam-se 4 jovens que segundo o PM, tinha na faixa etária entre 15 e 16 anos, todos em uma boia pequena.

“Houve uma hora que as pessoas começaram a gritar dizendo que tinha uma pessoa se afogando”, disse Edilânio que de imediato, ao perceber que de fato havia “uma pessoa subindo e descendo”, ele correu para socorrer e pulou na água, nadou em direção dos garotos e viu que um deles se afogava e outro tentava salvá-lo, no entanto, segundo o cabo, o que estava sendo submergido tentava se agarrar no outro. Ele disse também que os outros dois tentavam jogar a boia, mas não estavam conseguindo.

O cabo explicou que conseguiu pegar a boia e se aproximar dos rapazes. “Graças ao nosso bom Deus ele me deu discernimento e muita calma ali naquele momento, para que eu mergulhasse ali e conseguisse colocá-los na boia e rebocá-los até a outra margem do manancial. Lá, eles estavam muito aflitos, talvez por terem ingerido uma certa quantidade de água, mas eu tentei acalmá-los e ao chegar do outro lado da margem eu cheguei exausto, muito cansado…”, disse o PM.

“Graças ao meu bom Deus deu tudo certo e eu pude retornar para quem eu tinha deixado do outro lado da margem, que era minha esposa e meu filho que ali me esperavam”, relatou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: