header top bar

section content

VÍDEO: Após morte de cães, Polícia Civil prende dois suspeitos de prática ilegal de veterinária em São Bento

Em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), a operação apura a prática de exercício ilegal da profissão de médico-veterinário por parte de um estudante

Por Luis Fernando Mifô

05/07/2025 às 09h50 • atualizado em 05/07/2025 às 09h54

A Polícia Civil da Paraíba, em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), realizou uma ação no município de São Bento, no Sertão do estado, para apurar a prática de exercício ilegal da profissão de médico-veterinário por parte de um estudante que não possui formação ou registro profissional, além da comercialização irregular de medicamentos veterinários.

A operação foi coordenada pelo delegado Rafael Muniz e contou com o apoio do médico-veterinário José Augusto, chefe do setor de fiscalização do CRMV-PB; e também o apoio do fiscal José Leandro.

A ação resultou na condução de dois envolvidos à unidade policial e na apreensão de produtos e medicamentos de uso veterinário comercializados de forma irregular. A ocorrência foi deflagrada após a morte de dois cães que teriam sido submetidos a procedimentos cirúrgicos por pessoa não habilitada.

De acordo com a investigação, o estudante realizava procedimentos clínicos, cirurgias, atendimentos em campo e vacinações, além de se apresentar nas redes sociais como médico-veterinário. Ele teria realizado a castração de três cadelas. Duas delas morreram após o procedimento e a terceira foi levada a uma clínica veterinária, onde recebeu atendimento.

A operação contou com o médico-veterinário José Augusto, do CRMV-PB; o delegado Rafael Muniz e o fiscal José Leandro (Foto: Reprodução/CRMV-PB)

A denúncia foi apresentada à Polícia Civil pela tutora dos animais que vieram a óbito, o que resultou na abertura de um inquérito. A investigação, iniciada em abril, já reuniu diversos elementos de prova. Durante a ação, foram apreendidos equipamentos de odontologia equina, anestésico local e anestésico geral.

O investigado possui um estabelecimento registrado no CRMV-PB como farmácia veterinária/agropecuária que tem uma médica-veterinária como responsável técnica. Lá estariam sendo comercializados medicamentos de forma irregular. A responsável técnica pela farmácia foi ouvida pelo polícia e o caso será apurado pelo conselho profissional para que as devidas providências sejam tomadas.

A ocorrência foi deflagrada após a morte de dois cães que teriam sido submetidos a procedimentos cirúrgicos por pessoa não habilitada (Foto: Reprodução/CRMV-PB)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: