header top bar

section content

VÍDEO: Cães doentes e em situação precária são encontrados em canil sujo e sem veterinário em Água Branca

De acordo com o CRMV, foram encontrados 27 cães em condições precárias, muitos doentes e bastante magros. O local não tem energia nem água encanada, e a água disponível estava contaminada. Havia acúmulo de fezes, deixando o ambiente insalubre

Por Luiz Adriano

11/07/2025 às 10h10 • atualizado em 11/07/2025 às 16h43

O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) realizou uma inspeção no canil municipal de Água Branca, na região de Patos, Sertão da Paraíba, e identificaram diversas irregularidades, incluindo a ausência de um médico-veterinário devidamente registrado como responsável técnico pela unidade.

Conforme o órgão, a vistoria foi realizada após solicitação do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

No local, foram encontrados 27 cães em condições precárias, muitos deles doentes e em estado de extrema magreza. O canil não possui energia elétrica nem água encanada. A água disponível para os animais estava contaminada, e o ambiente apresentava grande acúmulo de fezes, caracterizando um cenário insalubre.

O chefe do setor de Fiscalização do CRMV-PB, o médico-veterinário José Augusto, lamentou a situação. “Constatamos um cenário que não proporcionava bem-estar aos animais recolhidos. Os cães estão soltos em um pátio, sem acompanhamento adequado, mesmo havendo baias que poderiam ser utilizadas”, relatou.

Ele ressaltou sobre a importância da presença de um responsável técnico. “Estruturas como canis municipais precisam, obrigatoriamente, de um médico-veterinário registrado no CRMV-PB. Esse profissional é quem garante o funcionamento adequado da unidade e assegura que os animais recebam os cuidados necessários, dentro dos princípios do bem-estar animal”, afirmou.

A ação resultou na emissão de um auto de infração e na elaboração de um relatório técnico que será encaminhado ao MPPB.


Veja mais fotos do canil:

PREFEITURA EMITIU NOTA DE ESCLARECIMENTO

A prefeitura de Água Branca emitiu uma nota de esclarecimento onde afirma que o local passa por reformas, melhorias, adequações e reestruturação, inclusive com a contratação de novos profissionais, onde cita um novo médico veterinário. Confira abaixo a nota na íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nos últimos dias, o Canil do Município de Água Branca-PB passou por inspeção do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), onde resultou Auto de Infração apontando possíveis irregularidades.

Ocorre que a gestão municipal trabalha pela valorização dos princípios que cingem à Administração Pública e designa a razoabilidade e proporcionalidade como prioridade, e, no que tange ao referido Canil, o mesmo encontra-se passando por reformas, melhorias, adequações e reestruturação, inclusive com a contratação de novos profissionais.

Reitera-se o compromisso com o Canil Municipal, na forma de abrigar animais abandonados ou vítimas de maus-tratos, promover a conscientização sobre a posse responsável e o bem-estar animal, e atuar no controle populacional de animais e na prevenção de doenças, dentre outras medidas, e, por conseguinte, as eventuais situações apontadas em Auto de Infração serão oportunamente esclarecidas no processo administrativo respectivo, a despeito de se encontrarem integralmente sanadas, inclusive com contratação de novo Médico Veterinário.

Governo Municipal de Água Branca-PB.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: