header top bar

section content

VÍDEO: Delegada comenta casos de violência doméstica na região de Cajazeiras em intervalo de três dias

Casos ocorreram entre domingo e terça-feira nas cidades de Cajazeiras e Bonito de Santa Fé; todos os agressores foram identificados e as vítimas, em sua maioria, estão protegidas por medidas judiciais

Por Luiz Adriano

06/08/2025 às 17h10

A Delegada da Mulher de Cajazeiras, Yvna Cordeiro, comentou nesta semana três casos emblemáticos de violência doméstica registrados na região em um intervalo de apenas três dias. Os episódios ocorreram entre domingo (03) e terça-feira (05) e envolveram agressões físicas, ameaças de morte e medidas protetivas solicitadas pela Delegacia da Mulher (DEAM) de Cajazeiras.

O primeiro caso aconteceu no domingo, mas só chegou à Delegacia na segunda-feira (04), quando a vítima foi conduzida pela Patrulha Maria da Penha. A mulher apresentava uma lesão visível no olho, consequência das agressões sofridas no dia anterior, inclusive na frente das filhas menores. Ainda assim, ela optou por não fazer exame de corpo de delito nem solicitar medidas protetivas naquele momento.

A delegada Yvna Cordeiro explicou que, mesmo sem a manifestação formal da vítima, o caso seguiu o curso legal.

“Independentemente dela querer ou não, se trata de um crime de ação penal pública incondicionada. A Delegacia da Mulher instaurou o procedimento criminal e já distribuímos o inquérito ao Poder Judiciário”, afirmou.

Segunda ocorrência – O segundo caso aconteceu na terça-feira (05), no município de Cajazeiras, envolvendo uma “via de fato” — agressões físicas sem marcas aparentes. A vítima solicitou medida protetiva e o procedimento policial foi instaurado.

“Como o crime de vias de fato tem pena de 15 dias a 3 meses, o agressor, infelizmente, tem direito à fiança. A fiança foi aplicada em um valor alto, ele pagou e foi liberado. A vítima está na casa de familiares, protegida pela medida protetiva”, esclareceu a delegada.

Terceiro caso – Já o caso mais grave da semana ocorreu também na terça-feira, mas no município de Bonito de Santa Fé. A vítima foi coagida pelo companheiro a subir em sua moto sob ameaças de morte. Ele afirmou que a levaria para o matagal “para matá-la”. A situação foi interceptada a tempo por uma guarnição da Polícia Militar, que flagrou o trajeto e efetuou a prisão do agressor.

“Fizemos a medida protetiva, todo o procedimento completo, e solicitei a prisão preventiva. Em audiência de custódia, o juiz decretou sua prisão, e ele será encaminhado à cadeia pública de São José de Piranhas”, informou Yvna Cordeiro.

A delegada destacou a gravidade dos três casos e reforçou que todos os procedimentos legais foram adotados, com medidas protetivas sendo aplicadas sempre que possível.

“Tivemos três crimes mais emblemáticos esta semana, mas todos foram resolvidos, todos estão em andamento. Todas as vítimas estão protegidas com medidas protetivas, menos a que não quis ser protegida naquele momento. Mas estamos monitorando com a Patrulha Maria da Penha. Caso ela queira novamente adentrar no sistema, estaremos disponíveis para protegê-la de forma integral”, concluiu.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: