header top bar

section content

VÍDEO: Coronel José Ronildo explica que primeira lista de mudanças na PM não afeta Cajazeiras e Sousa

O governador João Azevêdo sancionou 30 mudanças nos Comandos da Polícia Militar da Paraíba, em cargos de provimento em comissão

Por Luis Fernando Mifô

04/10/2025 às 12h58 • atualizado em 04/10/2025 às 13h04

O governador João Azevêdo (PSB) sancionou diversas mudanças nos Comandos da Polícia Militar da Paraíba. As alterações foram publicadas na edição de sexta-feira (3) do Diário Oficial do Estado.

Ao todo, foram feitas 30 mudanças nos cargos de provimento em comissão. Entre as unidades da PM que terão novos comandantes estão a Rotam, BEPTur, Choque e o BPTran.

A medida assinada pelo governador faz parte da reestruturação da Polícia Militar aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) neste ano.

De acordo com o subcomandante da PMPB, Coronel Ronildo, no Direto da Redação, do programa Olho Vivo, essa primeira lista de mudanças não afeta o 6º BPM, em Cajazeiras, e o 14º BPM, em Sousa. Ele explica que foram criados novos batalhões depois do 15º BPM.

“No Sertão, de modo geral, somente Princesa Isabel, que antes era companhia independente, passou a ser batalhão. Mas o comandante não mudou. O restante das mudanças são aqui para a Região Metropolitana de João Pessoa e nas imediações”.

Uma das determinações da reestruturação é a implantação de novos Comandos de Operações de Choque, Policiamentos Especializados e Regional IV; novos Batalhões de Policiamento de Choque e de áreas, Força Tática, Grupamento de Operações Aéreas e Companhia Independente de Policiamento com Cães; além de Diretorias de Inteligência, Contrainteligência e Tecnologia.

A atualização da estrutura da Polícia Militar da Paraíba foi aprovada em junho na Assembleia Legislativa da Paraíba, por unanimidade. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 42/2025 visa organizar, também de forma funcional, a corporação.

Reestruturação da Polícia Militar foi aprovada pela Assembleia Legislativa neste ano (Foto: ALPB)

O projeto determina ainda a criação do Batalhão Especializado no Policiamento Rodoviário para promover a segurança da malha rodoviária estadual e a ascensão de diversas Companhias Independentes para o nível de Batalhão, reforçando o policiamento em dezenas de cidades paraibanas, atendendo, desta forma, aos anseios da população paraibana.

Naquala ocasião, o o governador João Azevêdo destacou que “a reforma da Polícia Militar promoverá melhorias para a população paraibana, por meio de serviços mais eficientes e eficazes, com tropas mais profissionais e como o maior controle e gestão”.

Para o relator da matéria, o deputado Chico Mendes (PSB), a aprovação do PLC trará benefícios históricos à corporação e é fruto de um diálogo construído pelos Poderes Legislativo e Executivo, em consonância com a PMPB.

“Após amplo debate e, de forma serena, vimos que essa matéria é importante para a Paraíba, é importante, principalmente, para a Polícia Militar e os que a representam, a exemplo do deputado Wallber Virgolino e o deputado Sargento Neto. Do governo do Estado, vimos a sensibilidade de, obviamente, apresentar uma lei que atenda aos anseios da Segurança Pública da Paraíba e à Polícia Militar especialmente”, afirmou Mendes.

O PL 4.247/2025, que altera a Lei 3.908/1977 e que dispõe sobre os critérios e as condições que asseguram aos oficiais da ativa da PMPB o acesso na hierarquia policial-militar, mediante promoção, também foi aprovado por todos os deputados que participaram da sessão.

Com o novo tempo de serviço previsto para 35 anos dos militares, o novo texto aumenta o tempo mínimo em cada posto e também prevê o estabelecimento de critérios objetivos para as promoções por merecimento, entre outras mudanças na lei de proteção social, para promover maior fluidez para os quadros.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: