VÍDEO: Mortes por afogamento no Sertão reduz em quase 50% em 2025; bombeiro destaca trabalho de prevenção
“Essa redução se deve, obviamente, ao trabalho de prevenção que estamos fortalecendo nas mídias sociais, televisivas e nos diversos meios de comunicação”, afirmou o capitão em entrevista ao programa Nossa Grente,, na TV Diário do Sertão
Em entrevista ao programa Nossa Gente, da TV Diário do Sertão, o subcomandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Cajazeiras, capitão Marcello Teodozio, apresentou dados atualizados sobre afogamentos na região do Sertão e Alto Sertão da Paraíba e destacou a importância das ações preventivas realizadas pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com o oficial, houve uma redução significativa nas mortes por afogamento entre 2024 e 2025. No ano passado, até o mês de novembro, o número de vítimas havia chegado a 20. Já em 2025, no mesmo período, foram registradas 11 mortes — uma queda expressiva, atribuída às campanhas educativas e preventivas.
“Essa redução se deve, obviamente, ao trabalho de prevenção que estamos fortalecendo nas mídias sociais, televisivas e nos diversos meios de comunicação”, afirmou o capitão.
LEIA TAMBÉM:
Local de tragédia também é ponto de treinamento
Durante a entrevista, Teodozio comentou sobre o caso mais recente registrado no dia 16 de novembro, no distrito de Boqueirão, em Cajazeiras, onde o adolescente Matheus Marques da Silva, de 17 anos, morreu vítima de afogamento.
Segundo o capitão, o local onde ocorreu o acidente é frequentemente utilizado como área de treinamento para cursos de formação de instrutores e mergulhadores de resgate. Ele explicou que o objetivo é colocar os futuros bombeiros em ambientes reais, com água corrente, profundidade e baixa visibilidade.
“Quando lançamos um bombeiro em um curso que exige mais dele, quando ele se depara com situações reais, consegue solucioná-las com maestria. A preparação precisa ser fiel ao cenário que ele encontrará nas ocorrências”, pontuou.
Atuação intensa e realidade dura
Mergulhador de resgate, o capitão lamentou que grande parte de suas operações envolvam a busca de corpos. Apesar disso, enfatizou que o trabalho preventivo tem sido ampliado e que a corporação atua tanto no salvamento quanto na formação de profissionais mais capacitados.
99% das mortes por afogamento são evitáveis
Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) mostram que 99% das mortes por afogamento poderiam ser evitadas com medidas simples de prevenção. Teodozio reforçou a gravidade desse alerta.
“Se tivemos 11 mortes na nossa região em 2025, praticamente todas poderiam ter sido evitadas se medidas preventivas fossem tomadas e se as pessoas não se arriscassem tanto no meio aquático”, ressaltou.
O programa Nossa Gente vai ao ar todas as quintas-feiras das 11h ao meio dia na apresentação de David Edson.
Veja abaixo a edição desta quinta-feira (27) na íntergra:
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.


Deixe seu comentário