header top bar

section content

VÍDEO: Advogado explica se é possível ou não Zé Aldemir candidatar-se a prefeito de São João em 2024

O prefeito de Cajazeiras disse durante entrevista à Rádio Alto Piranhas, que lançou seu nome para prefeito de São João do Rio do Peixe, cidade da região de Cajazeiras

Por Luiz Adriano

09/02/2022 às 18h43 • atualizado em 09/02/2022 às 18h48

O advogado cajazeirense Léo Feitosa foi entrevistado no programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão na edição desta terça-feira (08). Ele falou sobre reeleição e explicou que não é possível o prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir (PP), candidatar-se a prefeito na cidade de São João do Rio do Peixe no próximo pleito, em 2024.

Conforme o jurista, em 2008, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ficou estabelecido que gestores do poder executivo não poderão mais assumir um terceiro mandato consecutivo, mesmo que seja em cidades distintas.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Em meio ao caos na saúde de Cajazeiras, Zé Aldemir se lança candidato a prefeito de São João

Prefeito de Cajazeiras Zé Aldemir e sua esposa, a deputada estadual Dra. Paula Francinete. (Foto: TV Diário do Sertão).

“Qualquer cidadão no território brasileiro que exercer dois mandatos consecutivos ele fica inelegível para um terceiro cargo de prefeito em qualquer cidade da federação brasileira”, explicou o advogado.

Léo Feitosa falou ainda que na doutrina eleitoral, esse procedimento é chamado de “prefeito itinerante”. Ele disse que no dia que negou o provimento, o então vice-presidente do TSE na época, o ex-ministro Joaquim Barbosa, o chamou de “uma fraude eleitoral que violaria o princípio republicano brasileiro”.

ENTENDA

O prefeito Zé Aldemir (PP) disse durante uma entrevista no último domingo (6) para a Rádio Alto Piranhas, que lançou seu nome para prefeito de São João do Rio do Peixe, cidade da região de Cajazeiras.

Segundo Zé Aldemir, ele fará uma consulta à Justiça Eleitoral e se for possível se afastará da Prefeitura de Cajazeiras seis ou nove meses antes das Eleições. Caso não seja possível, a candidata em 2024, será sua esposa Dra. Paula Francinete (PP), que postula esse ano de 2022 a reeleição para deputada estadual.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: