header top bar

section content

VÍDEO: Saiba quem são os 25 candidatos que concorrerão ao Conselho Tutelar do município de Sousa

No dia 1º de outubro de 2023 acontecerão as Eleições Unificadas dos Conselhos Tutelares em todo Brasil, das 8h às 17h

Por Jocivan Pinheiro

19/09/2023 às 15h29 • atualizado em 19/09/2023 às 16h02

No dia 1º de outubro de 2023 acontecerão as Eleições Unificadas dos Conselhos Tutelares em todo Brasil, das 8h às 17h. No município de Sousa, no Sertão da Paraíba, até o momento 25 pessoas concorrem ao cargo. Serão eleitos 5 titulares e 5 suplentes.

Os candidatos em Sousa são: Alan Araújo, Damião, Drª Francinete, Elisângela Aragão, Erminia Cristina, Ivaneide Mariz, Janaina Meneses, Johny do Açaí, Josenildo Sousa, João Ricardo, Jô Alexandre, Karla Dayane, Kennedy, Lucas Queiroga, Mazinho, Missionária Claudia, Márcia Garcia, Mônica Lopes, Netinho Estrela, Nirinha de Santina, Pablo Facundo, Pollyana Dias, Professora Helena Cristina, Rossana Marques, Venâncio Soares.

Ao todo são 26 locais de votação. O local com mais seções (18) é a UFCG, que também comporta o maior número de eleitores, 5.647 ao todo.

O segundo local de votação com maior número de seções é a Escola Batista Leite, na Rua Luís Pereira da Silva, também no Centro, com 15 seções e 4.544 eleitores.

Essa será a primeira vez que a Justiça Eleitoral apoiará o pleito comunitário nacionalmente com o empréstimo de urnas eletrônicas. Para tanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou a Resolução TSE nº 23.719/2023, definindo como será essa atuação. Entre as atribuições, está o treinamento das pessoas que vão trabalhar nas mesas receptoras de votos. De acordo com a norma, a capacitação será presencial ou virtual.

De acordo com a Resolução do TSE, as eleições para escolher os conselheiros tutelares são de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), sob fiscalização do Ministério Público, nos termos do artigo 139 do Estatuto da Criança (Lei nº 8.069/1990. As comissões especiais formadas em cada local, constituídas nos termos do artigo 11 da Resolução Conanda nº 231/2022, além de outras responsabilidades, devem indicar os nomes das pessoas que atuarão como mesárias e mesários e no suporte da urna eletrônica.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: