header top bar

section content

VÍDEO: André Gadelha diz que disputa dele e de Leonardo dependerá de decisão do Congresso sobre vagas

“Nós temos um compromisso com Sousa e a região, mas temos que colocar os pés no chão", disse o ex-prefeito de Sousa e suplente de deputado estadual

Por Luiz Adriano

26/09/2025 às 17h31

No programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, desta sexta-feira (26), o ex-prefeito de Sousa e pré-candidato a deputado estadual André Gadelha (MDB) comentou sobre sua pré-candidatura e a do primo Leonardo Gadelha (Podemos), que deve disputar uma vaga na Câmara Federal.

Segundo André, ainda não há definição se ambos estarão no páreo em 2026. Ele ponderou que o cenário eleitoral depende da redução ou manutenção das vagas nas casas legislativas, discussão que será definida até 2 de outubro no Congresso Nacional.

“Nós temos um compromisso com Sousa e a região, mas temos que colocar os pés no chão. Se houver 30 vagas, André será candidato de 30; se reduzir para 20, vamos ser candidato de 20, mas com viabilidade, sem embarcar em emoção apenas por disputar. Nós temos responsabilidade com Sousa”, declarou.

O ex-prefeito destacou que tanto ele quanto Leonardo podem manter candidaturas. Ele pondera na seguinte questão: “Se André recuar, favorece a eleição do deputado federal? Consagra a vitória do federal? Se Leonardo recuar, consagra a vitória do estadual de Sousa? Isso será analisado”, afirmou.

Base eleitoral e oposição

André lembrou que obteve mais de 18 mil votos em 2022, ficando na suplência, e reforçou que a oposição em Sousa continua ativa: “Esses 18 mil votos estão esperando um posicionamento nosso. Temos que entrar em uma disputa viável e com responsabilidade.”

MDB

O pré-candidato confirmou que continuará no MDB e revelou que assumirá o mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) a partir de 1º de fevereiro de 2026, exercendo o cargo por oito meses.

“Sousa terá um deputado estadual a partir de fevereiro. Teremos tribuna, gabinete e mandato para disputar as eleições.”

Apoios políticos

Sobre alianças, André adiantou apenas que seu voto para o Senado está definido em favor de Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Já em relação ao governador e ao outro senador, disse que as conversas dependerão das definições políticas após 2 de outubro.

Contexto eleitoral

Nas eleições de 2022, Leonardo Gadelha (PSC) obteve 65.573 votos (2,96%), ficando na suplência para deputado federal. Já André Gadelha (MDB) registrou 18.374 votos (0,82%), também como suplente.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: