header top bar

section content

VÍDEO: André Gadelha detalha acordo para assumir cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba em 2026

Na atual legislatura (2023-2026) a cidade de Sousa está sem representatividade na Casa Epitácio Pessoa

Por Priscila Tavares

27/09/2025 às 12h13

O suplente de deputado estadual André Gadelha explicou os termos do acordo de rodízio que o permitirá assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no início de 2026. O rearranjo visa garantir a Gadelha um período de oito meses no exercício do mandato.

O suplente detalhou o esquema de licenças que viabilizará sua posse. O processo será iniciado pelo deputado Anderson Monteiro (MDB), da cidade de Esperança, que pedirá quatro meses de licença. Em seguida, o deputado Dr. Romualdo (MDB), ex-prefeito do município do Congo, no Cariri paraibano, dará sequência ao acordo, solicitando mais quatro meses de afastamento.

Com este novo período de atuação, Gadelha somará 16 meses de mandato na atual legislatura. Ele já havia assumido a vaga por um período de oito meses em 2023, utilizando a mesma estratégia de licenças.

André Gadelha também destaca sua atuação no Sertão do estado, e lista algumas ações que, segundo ele, foram alcançadas durante os primeiros oito meses no parlamento:

“Conseguimos avançar em relação as escrituras das terras em São Gonçalo, nós conseguimos uma retroescavadeira para o Núcleo Habitacional II, conseguimos uma retroescavadeira para as Várzeas de Sousa, três tratores para a zona rural da nossa cidade, nós conseguimos agora 10 poços artesianos para a nossa região”, disse.

Gadelha expressou a intenção de intensificar o trabalho na ALPB. “Nesses 8 meses que eu assumi nós avançamos… quero avançar muito mais em 16 para nossa região, que precisa e que depende muito de uma voz na assembleia legislativa”, afirmou.

Cenário atual

Na atual legislatura (2023-2026) Sousa está sem representatividade na Casa Epitácio Pessoa. A ALPB conta hoje com 36 deputados estaduais, mas caso o veto do presidente Lula para o projeto que aumentaria o número de deputados federais de 513 para 531, a Paraíba poderá perder seis vagas para próxima legislatura, diminuindo de 36 para 30 deputados estaduais.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: