header top bar

section content

VÍDEO: Restauração do Cristo Rei é responsabilidade de todos que se utilizam da imagem, diz advogado

Segundo o jurista, a imagem é usada como principal característica do município e isso faz com que a população use o símbolo como destaque da cidade

Por Luiz Adriano

03/02/2022 às 18h40 • atualizado em 03/02/2022 às 18h45

O advogado Paulo César, assessor jurídico da Paróquia Nossa Senhora da Conceição na cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó, concedeu uma entrevista à TV Diário do Vale, afiliada da TV Diário do Sertão, e falou sobre a situação das rachaduras da estátua do Cristo Rei. Segundo ele, por ser um cartão postal da cidade, a responsabilidade recai para toda uma sociedade em especial, a igreja, prefeitura e governo do estado.

O jurista lembrou que a estátua está incluída em Lei Estadual como uma das sete maravilhas do estado e em uma outra Lei estadual como roteiro turístico da Paraíba. Paulo César ressaltou ainda que o “Cristo de Itaporanga” está incluído em uma Lei municipal como ponto turístico da cidade.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Morador alerta para rachaduras no Cristo Rei de Itaporanga e cobra providências das autoridades

“É o cartão de visita de nossa cidade, por essas circunstâncias, não somente é recomendável, mas como necessário, que aqueles que se utilizam da imagem para promover a cidade, também façam com que ela seja mantida, e ai me refiro ao poder público que já está dando a sua importante contribuição, mas ai a paróquia também faz o apelo ao empresariado, às pessoas de boa vontade e aos próprios paroquianos”, destacou o advogado.

ENTENDA

A imagens do Cristo Rei encontra-se com rachaduras e cantos danificados. O padre Rodolfo Cavalcante, administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição relatou que desde o início de janeiro que entrou em contato com o arquiteto que fez toda a arte do monumento, o dr. Alexander Azedo, para ver quais medidas poderiam ser tomadas. O sacerdote explicou que dr. Alexandre pediu fotografias e relatou que é necessário fazer uma análise com um engenheiro que acompanhou toda a obra.

VEJA MAIS

VÍDEO: Preocupado com rachaduras, padre confirma inspeção no monumento do Cristo Redentor de Itaporanga

O MONUMENTO

O Cristo Rei de Itaporanga fica no topo da Serra do Cantinho e tem altura de aproximadamente 30 metros. Foi construído pelo arquiteto Alexandre Azedo de Lacerda, entre os anos de 1985 e 2000, a pedido do padre José Sinfrônio de Assis Filho. O monumento é uma das oito maravilhas do Estado da Paraíba.

Todos os anos, durante a Romaria Diocesana do Cristo Rei, centenas de fiéis católicos peregrinam da Igreja Matriz, no centro da cidade, até o monumento, aonde acontece a celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Cajazeiras e concelebrada por vários sacerdotes da região.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: