header top bar

section content

VÍDEO: Covid-19 dispara em Sousa após flexibilizar comércio, mas secretária nega pressão de empresários

Município registrou um aumento de 800% nos casos confirmados de Covid-19 em uma semana

Por Jocivan Pinheiro

30/04/2020 às 16h14 • atualizado em 30/04/2020 às 21h56

O município de Sousa, no Sertão paraibano, registrou um aumento de 800% nos casos confirmados de Covid-19 em uma semana. O aumento ocorreu entre os dias 21 e 28 de abril e foi divulgado nesta terça-feira (28), em boletim epidemiológico da prefeitura.

O boletim mostra que de quinta-feira (23) para terça-feira (28), o aumento nos casos confirmados de Covid-19 em Sousa foi mais que o dobro.

Para alguns especialistas, a abertura de bares, restaurantes, ‘espetinhos’ e lanchonetes a partir de um decreto do prefeito Fábio Tyrone pode ter contribuído com aumento dos casos no município.

Segundo a secretária de Saúde Amanda Silveira, o prefeito não agiu sob pressão dos comerciários e empresários para flexibilizar o comércio.

“Todos precisam entender que existem pessoas que precisam sobreviver, e com cuidado e responsabilidade seria possível, sim [flexibilizar o comércio]. E foi dito a todo momento pelo prefeito, que no momento em que entendesse que precisaria rever a decisão, ela seria revista, que não teria pressão para abrir nem tampouco para fechar, que as decisões seriam tomadas em cima dos boletins epidemiológicos”, falou a secretária.

VEJA TAMBÉM

Casos confirmados de coronavírus em Sousa disparam e aumentam 800% em oito dias; veja gráfico

No domingo (26), atendendo pedido formulado por meio de uma Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público (MPPB), a Justiça da Comarca de Sousa determinou o fechamento de estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, ‘espetinhos’, lanchonetes e afins.

A secretária de Saúde Amanda Silveira garante que o prefeito Fábio Tyrone está preocupado com a saúde pública e investindo no combate ao novo coronavírus.

“A prioridade da gestão é a saúde, e com um adendo: sabe que já foi feito aqui muito mais do que muitos municípios da região”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: