header top bar

section content

VÍDEO: Médico diz que o procedimento de isolamento após surgirem sintomas da Covid-19 está errado

Segundo Venilton Holanda, o PCR deveria estar sendo realizado nos três primeiros dias após os sintomas para evitar agravamento de problemas nos pulmões

Por Jocivan Pinheiro

08/06/2020 às 17h12 • atualizado em 08/06/2020 às 17h15

O médico cirurgião vascular Venilton Holanda afirmou que o procedimento de isolamento de pacientes após surgirem os primeiros sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, está errado.

Normalmente as pessoas são orientadas pelas secretarias de saúde a permanecerem isoladas em casa por, pelo menos, oito dias após o surgimento dos primeiros sintomas da doença. Após isso é que elas devem realizar o teste.

No entanto, segundo o médico Venilton Holanda, o PCR – exame que detecta o novo coronavírus – deveria estar sendo realizado nos três primeiros dias após os sintomas para evitar que a pessoa só procure uma unidade hospitalar quando seu quadro clínico avançou para uma embolia pulmonar, o que, segundo ele, é quase sempre fatal.

“É aí que salva vida. Diagnosticou até o quinto dia, salva a vida da pessoa. Mas mandar para casa, ficar quinze dias. No vigésimo dia o pulmão está acabado, corre e vai direto para a UTI. Fazer o quê?”, disse o médico.

Venilton Holanda falou ainda que os prefeitos deveriam estar bancando a realização de PCR com verba federal. Mas, segundo ele, o que está acontecendo é subnotificação de testes.

VEJA TAMBÉM

Governador João Azevêdo anuncia mais 21 novos leitos de UTI para os hospitais de Patos e Cajazeiras

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: