header top bar

section content

VÍDEO: Mãe se revolta após filha testar positivo na Unidade de Cajazeiras e negativo em laboratório

A dona de casa lamenta que ela e sua família tenham passado por momentos constrangedores após os vizinhos descobrirem que sua filha estaria com o coronavírus

Por Jocivan Pinheiro

25/06/2020 às 19h49 • atualizado em 25/06/2020 às 19h57

A dona de casa Benedita Gonçalves fez um desabafo revoltado contra a Secretaria de Saúde de Cajazeiras, no programa Olho Vivo desta quinta-feira (25), após sua família passar por momentos que ela considera constrangedores, quando sua filha de 22 anos teria testado positivo para Covid-19.

Segundo dona Benedita, sua filha fez teste rápido na Unidade de Referência à Covid-19 de Cajazeiras, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, e deu positivo. Porém, três dias depois ela realizou teste em laboratório particular e o resultado foi negativo.

Dona Benedita diz que após o teste do laboratório, ela procurou o setor do município para pedir explicações, mas as justificativas não foram convincentes.

A dona de casa lamenta que ela e sua família tenham passado por momentos constrangedores na rua onde residem, após os vizinhos descobrirem que sua filha estaria com Covid-19.

“O que eu e minha família passamos de sexta-feira até ontem, minha filha sufocada, trancada dentro do quarto com o bebê chorando atrás da mãe dela, e a vergonha, o que nós já passamos aqui na rua, a vergonha, lavando as paredes, o povo fica com receio de chegar perto da pessoa que deu positivo, sendo mentira”, desabafou a senhora. “Eu acho que antes de divulgarem quantos casos tem, tem que confirmar primeiro”, completou.

VEJA TAMBÉM: Secretária de Saúde de Cajazeiras afirma que pessoas infectadas com coronavírus que desobedecem isolamento social sofrerão sanções

Unidade de Referência à Covid-19 de Cajazeiras

O QUE REVELAM OS TESTES RÁPIDOS

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se o resultado de um teste rápido (IgM/IgG) for positivo, isso não é certeza de que a pessoa tenha Covid-19. Teste rápido positivo indica que a pessoa teve contato recente com o vírus (IgM) ou que já teve Covid-19 e está se recuperando ou já se recuperou (IgG), uma vez que ele indica a presença de anticorpos (defesas do organismo).

No entanto, os anticorpos só aparecem em quantidades detectáveis se o teste for feito pelo menos oito dias depois da infecção. Ainda assim, o teste pode ser positivo indicando que você teve contato com outros coronavírus e não com o SarsCoV-2 / Covid-19 (falso positivo). Assim sendo, esse teste isolado não serve para diagnosticar (confirmar ou descartar) infecção por Covid-19. O diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus deve ser feito por testes de RT-PCR.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: