header top bar

section content

VÍDEO: INSS tenta reduzir filas utilizando programas, mutirões e fazendo concursos, diz gerente executivo

Em visita ao Sertão paraibano, Marcos Vinícius falou que o órgão tem buscado reduzir as filas de espera e o déficit de servidores e médicos peritos

Por Jocivan Pinheiro

19/09/2023 às 17h47 • atualizado em 19/09/2023 às 17h50

O gerente executivo do INSS de Campina Grande, Marcos Vinícius, participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Itaporanga, no Sertão do estado, para discutir a possibilidade do retorno das perícias médicas nas agências municipais. Desde 2018, essa etapa é de responsabilidade da Secretaria de Perícia Médica Federal, do Ministério da Previdência Social.

Após a audiência, Marcos Vinícius conversou com o repórter Cláudio Nepó no programa Vale News, da TV Diário do Vale, afiliada da TV Diário do Sertão no Vale do Piancó, e esclareceu algumas dúvidas sobre a atuação do INSS na região.

Segundo ele, o órgão tem buscado reduzir as filas de espera de avaliação para concessão de benefícios utilizando programas e executando ações, a exemplo do programa Atestmed (uma forma de análise por incapacidade sem perícia) e os mutirões de análises.

No entanto, o INSS esbarra em outra dificuldade, que é o déficit de médicos peritos e de servidores para análises burocráticas. Segundo Marcos Vinícius, pouco mais de 50% dos requerimentos solicitados no Brasil são deferidos.

Ele conta que para melhorar a celeridade das análises, a Secretaria de Perícia Médica Federal realizou concurso recentemente e nomeou ao menos mil novos servidores, também solicitou convocação de mais concursados e a realização de novo certame para 2024.

141 municípios paraibanos são gerenciados pela agência executiva de Campina Grande. Ao todo, são mais de 400 mil benefícios mantidos em 17 unidades.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: