header top bar

section content

VÍDEO: Bombeiro relata sequência de eventos que culminou com rompimento de barragem de açude em Conceição

Vários vídeos de moradores da localidade registraram a quantidade de água passando pelo meio da parede destruída. Em um dos vídeos, um internauta mostra peixes saltando na terra

Por Luis Fernando Mifô

11/01/2024 às 17h56 • atualizado em 11/01/2024 às 17h57

Capitão Gleison Medeiros, comandante da 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros em Itaporanga, no Vale do Piancó, participou do programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão e explicou a sequência de eventos que culminou com o rompimento da barragem do açude do sítio Roçado, na zona rural de Conceição, na manhã dessa quinta-feira (11).

Segundo o comandante, dois açudes menores transbordaram e a água desembocou no açude de Roçado, que não resistiu à grande quantidade de água e também rompeu.

Até o momento, as informações que o Corpo de Bombeiros tem é de que pelo menos duas casas foram atingidas, mas ninguém ficou ferido.

“Não há informação de que alguém esteja ilhado. Pode ser que alguma passagem molhada, algum caminho, esteja com nível de água mais elevado, mas até o presente momento não há informação de pessoas ilhadas”, diz o bombeiro.

Com pouco mais de 500 m³ de água acumulada, o reservatório rompeu após as chuvas da noite dessa quinta. Plantações foram destruídas, residências foram invadidas pela água e alguns moradores ficaram ilhados.

Vários vídeos de moradores da localidade registraram a quantidade de água passando pelo meio da parede destruída. Em um dos vídeos, um internauta mostra peixes saltando na terra.

Conforme o gerente regional da Cagepa de Itaporanga, Pedro Filho, informações dão conta de que em alguns locais de Conceição a chuva ultrapassou 150 mm.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: